NESTA SEXTA-FEIRA

Campanha “4Ps da Criança e do Adolescente” vai ser lançada hoje

Ação visa a proteção da criança e do adolescente contra abuso e violência

17/05/2024 | Tempo de leitura: 2 min

O objetivo da campanha 4Ps da Criança e do Adolescente visa englobar diversos órgãos da rede de proteção, bem como Conselhos e Comitês do Município de Bauru
O objetivo da campanha 4Ps da Criança e do Adolescente visa englobar diversos órgãos da rede de proteção, bem como Conselhos e Comitês do Município de Bauru

Proteção, prevenção, participação e pertencimento. Tendo como base das ações estas quatro palavras-chave, será lançada oficialmente no dia 17 de maio, às 14h, no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Bauru, a campanha municipal os "4Ps da Criança e do Adolescente", com o envolvimento da Prefeitura Municipal de Bauru, Secretaria do Bem-Estar Social, CMDCA, Conselho Tutelar, Cometi e AEAPS, com apoio na comunicação da Ingrediente Comunicação.

A data do lançamento é uma alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, que será celebrado no dia 18 de maio e ao Maio Laranja, mês de campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

O objetivo da campanha 4Ps da Criança e do Adolescente, idealizada pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Bauru (CMDCA), visa englobar diversos órgãos da rede de proteção, bem como Conselhos e Comitês do Município de Bauru, sendo uma campanha permanente, constante e de caráter continuado.

"A finalidade da campanha é a garantia de direitos e proteção integral, uma vez que no Brasil, a partir da Constituição Federal e do Estatuto da Criança e do Adolescente, passou a viger a doutrina da proteção integral, momento em que a criança e o (a) adolescente foram alçados a sujeitos de direitos", explica Natalia Barbe, presidente do CMDCA.

Entendendo os 4Ps

Por que 4Ps da Crianças e do Adolescente? Porque a campanha é baseada em quatro palavras-chave que começam com a letra "P", que são importantes atributos para estes públicos:

Proteção: todas as criança e adolescentes precisam ser protegidos de toda e qualquer violência;

Prevenção: são necessárias políticas e ações que visam prevenir que crianças e adolescentes estejam vulneráveis a qualquer tipo de violência e cerceamento de direitos;

Participação: as crianças e adolescentes precisam de oportunidades de participar de atividades que lhes fazem sentido, como educação, esporte, cultura, lazer, capacitação profissional, entre outras;

Pertencimento: as crianças e adolescentes querem e têm o direito de pertencer a um grupo social que os define quem são e que papel na sociedade querem ter.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.