COMEMORAÇÃO

Cultura promove a primeira Festa do Povo Cigano

Comemoração que abordará a parte histórica e cultural dos ciganos, acontece neste sábado (18), a partir das 19h

16/05/2024 | Tempo de leitura: 1 min

Ilustrativa/Freepik

De forma gratuita terá para a população barracas de alimentação, indumentárias/vestimentas, oraculistas e artesãos
De forma gratuita terá para a população barracas de alimentação, indumentárias/vestimentas, oraculistas e artesãos

A Secretaria de Cultura, por meio da Biblioteca Municipal Rodrigues de Abreu realiza neste sábado (18), a partir das 19h, no Centro Cultural ‘Carlos Fernandes Paiva’, a primeira festa em comemoração ao Povo Cigano.

O objetivo da festa é difundir de forma consciente, a história, as tradições e a luta deste povo, respeitando suas etnias e desmistificando o preconceito enraizado. O evento ainda conta com a presença de grupos ciganos de etnia, ancestralidade e ou espiritualidade cigana, além dos ‘Gadjes’, que é a denominação para os não ciganos, que, quando de forma correta e honrosa, ajudam a divulgar com consciência esta história tão enriquecedora através das músicas, danças e poesias.

Na questão histórica, a festa contará com exposição literária, exibição de fotografias, pinturas, exibição de documentários. A parte externa do prédio do Centro Cultural terá para a população barracas de alimentação, indumentárias/vestimentas, oraculistas e artesãos.

Já na parte artística, participação artística do músico Chico Ribeiro e aluno da Secretaria de Cultura, baixista Godzilla Bass, alunas do curso de Dança Cigana da Divisão de Ensino às Artes (DEA), Escola de Dança Espaço Arte, Bailarina Esmeralda Lis, Grupo Jade Suhaila, Grupo Manfarita Matahari, poetisa Lara Stocco e o poeta Diego João Pedro Ruiz.

SERVIÇO

Evento em comemoração ao Dia Nacional do Cigano é neste sábado (18), a partir das 19h, no Centro Cultural ‘Carlos Fernandes Paiva’, avenida Nações Unidas, quarteirão 8 - Centro. Entrada gratuita

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.