SECA EM BAURU

Moradores de Bauru se queixam de 8 dias sem água na torneira

Presidente do DAE diz que fará inserção de bomba de recalque para dar pressão em reservatórios

Por Bruno Freitas | 14/05/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Ilustração

Torneiras secas em bairros variam entre 6 e 8 dias
Torneiras secas em bairros variam entre 6 e 8 dias

Em meio a grave crise hídrica em Bauru, com racionamento de água feito em sistema de rodízio do DAE, moradores da Vila Falcão, Vila Pacífico e Alto Paraíso se queixam de torneiras secas há cerca de uma semana. Alguns relatam 6 dias e outros 8.

Alguns deles disseram que ligaram para o DAE para pedir caminhão-pipa e foram informados que o tempo de espera é de 24 a 48 horas.

O presidente da autarquia, Leandro Joaquim, cita que a falta de água nestas localidades é um problema crônico e que o departamento de água programou inserir uma bomba de recalque, dos reservatórios apoiados para os mais elevados, com o objetivo de dar pressão. O prazo, no entanto, não foi informado.

“O DAE está fazendo mais ligações, para que haja uma menor dependência da Lagoa de Captação do Rio Batalha”, afirma ele. Essa região destacada por Leandro Joaquim atende em média 100 mil munícipes. A régua da lagoa de captação de água do Rio Batalha mediu, nesta terça-feira (14), 1,95 metro. O ideal é 3,20 metros.

Ainda segundo o DAE, os relatos de falta de água nas regiões abastecidas durante o rodízio estão sendo verificadas pontualmente, caso a caso. Considerando que devido à própria dinâmica da rede de abastecimento, é provável que as regiões mais altas sintam redução da pressão da água ou até mesmo intermitência no abastecimento. O departamento de água afirma que segue com as obras de interligação para levar a água de outros poços à região do Bela Vista.

A autarquia acrescenta que ampliou as equipes de caminhão-pipa para atendimento emergencial das 7h às 23h, todos os dias. Em casos urgentes de falta de água, o serviço deve ser solicitado no 0800 7710 195, disponível 24h para telefone fixo e celular, ou pelo e-mail 0800@daebauru.sp.gov.br.

LEIA TAMBÉM:

DAE recorre à lei municipal e vai multar quem desperdiçar água

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.