COLUNISTA

O que fazer quando encontramos um pet na rua?

Por Thaís Viotto |
| Tempo de leitura: 3 min
Presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru (CPDA OAB Bauru) e do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (COMUPDA)

A coluna animal dessa semana vai trazer dicas muito importantes do que fazer quando vimos animais nas ruas de Bauru. Diariamente nas redes sociais ou nas ruas vemos animais aparentemente perdidos ou abandonados. O que fazer, pra onde levar, como agir nesses casos?

Em se tratando de pets, em especial, cães e gatos, é importante logo tirar uma foto, e também fazer um vídeo se possível. Após isso, podendo, recolher o pet para que ele não suma. Logo em seguida, é aconselhável postar essa fotos nas redes sociais, no seu feed, nos stories, e em grupos específicos de animais achados e perdidos, com as seguintes informações tais como: sexo do animal, se é macho ou fêmea, se tem sinais de castração, é filhote ou já adulto, as cores do pet e possíveis características como manchas na pele ou mais algum detalhe que chame a atenção. Também é muito importante colocar o nome da cidade, o bairro com  ponto de referência em que esse pet foi encontrado e o telefone com whatsapp (de preferência) de quem o encontrou.

Infelizmente em Bauru não temos um local da prefeitura para abrigar cães e gatos encontrados nas ruas. Mesmo com todo o apoio e orientação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (COMUPDA), para que a  prefeitura de Bauru construisse um abrigo dentro de normas e padrões consagrados.  Apesar das inúmeras promessas com os animais da cidade que se encontram em grande número e em situação de extrema vulnerabilidade, caquéticos, doentes crônicos e famintos  nada foi feito nessa atual gestão, como sempre os animais não são lembrados pelo poder público.

É nesse sentido que o Conselho municipal de proteção e defesa animal, o COMUPDA, tem trabalhado, cobrando do poder público para que esse inclua os animais  em sua esfera de políticas públicas, para que os direitos deles também sejam respeitados. No Estado de São Paulo temos a lei 12.916/08 e a Lei Estadual 11.977/05 que preveem uma série de obrigações para os municípios em relação aos animais.

No caso de animais de grande porte tais como equinos, bovinos, muares, caprinos, suínos a responsabilidade pelo recolhimento é do  município através do órgão Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) através do telefone 31 03 80 50. Após as 17 hs do horário comercial, aos finais de semana e feriados, caso aviste um animal de grande porte dentro do perímetro urbano, você deve ligar para a polícia militar no 190 que ela irá acionar o telefone de plantão do ccz. Se esses animais forem vistos em rodovia, é importante informar a empresa concessionária da rodovia o kilometro em que esse animal se encontra para que ela possa fazer o recolhimento do mesmo antes que aconteça algum acidente envolvendo o animal e também motoristas ou motociclistas. E no caso de silvestres, como jabutis, cagados, gambás etc é importante levá-lo até a base da Polícia Ambiental que em Bauru está localizada na avenida Rodrigues Alves, 38-138.

As reuniões do COMUPDA acontecem de uma a duas vezes por mês na sede da secretaria do meio ambiente (SEMMA) as 14 hs. A próxima será no dia   15 de maio. Venha conhecer o COMUPDA e lutar pelos animais conosco!

Comentários

Comentários