FILME

Mostra paralela de Cannes seleciona filme brasileiro sobre os yanomami

'A Queda do Céu' é um documentário brasileiro dirigido por Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha

Por FolhaPress | 18/04/2024 | Tempo de leitura: 1 min

O filme gira em torno da festa reahu, ritual funerário dos yanomami que reúne parentes do morto para apagar seus rastros e conduzi-lo ao esquecimento
O filme gira em torno da festa reahu, ritual funerário dos yanomami que reúne parentes do morto para apagar seus rastros e conduzi-lo ao esquecimento

"A Queda do Céu", documentário brasileiro dirigido por Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha, foi selecionado para participar da Quinzena dos Realizadores, mostra paralela ao Festival de Cannes. O filme gira em torno da festa reahu, ritual funerário dos yanomami que reúne parentes do morto para apagar seus rastros e conduzi-lo ao esquecimento.

É a primeira vez de Cunha no festival francês, em sua estreia como diretora. Rocha, por outro lado, disputou a Palma de Ouro de melhor curta-metragem há duas décadas, por "Quimera". Em 2016, recebeu o Olho de Ouro de melhor documentário por "Cinema Novo", seu sétimo longa.

"A Queda do Céu" dialoga com o livro homônimo de Davi Kopenawa, xamã yanomami, e Bruce Albert, antropólogo francês. A obra traz reflexões do xamã em relação ao contato com o homem branco, que considera predatório.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.