ENSINO INFANTIL

Programa ‘Mais Creches’ cria outras 220 vagas no ensino infantil de Bauru

Matrículas serão oferecidas em cinco instituições particulares para crianças que estão na fila de espera do município

13/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Divulgação

Assinatura do contrato entre representantes de creches particulares e da Secretaria da Educação
Assinatura do contrato entre representantes de creches particulares e da Secretaria da Educação

A Prefeitura de Bauru, através da Secretaria da Educação, assinou nesta semana os contratos com as escolas habilitadas no chamamento público do Programa 'Mais Creches', criando 224 vagas no ensino infantil, para crianças de 4 meses até 3 anos e 11 meses. As matrículas serão oferecidas em cinco instituições particulares para crianças que estão na fila de espera, com o custo coberto pela pasta, com recursos próprios do município.

O valor a ser pago mensalmente pela Secretaria da Educação, por aluno, é de R$ 1.086,12, já incluindo as despesas com alimentação, material escolar e uniforme. O investimento total em um ano será de até R$ 2.919.490,56, caso todas as vagas sejam ocupadas nas cinco escolas que foram credenciadas e assinaram contrato.

A prefeita Suéllen Rosim destaca a importância do Programa 'Mais Creches' para reduzir o déficit de vagas no ensino infantil. "Essa situação da falta de vagas acontece há muitos anos em Bauru e, no nosso governo, implantamos diversas ações para diminuir o número de alunos que esperam por uma vaga. Além da construção de novas escolas, melhoramos o valor pago para as entidades conveniadas, e criamos o Programa 'Mais Creches", lembra.

O secretário da Educação, Nilson Ghirardello, frisa que o município tem como prioridade a criação de novas vagas. "A contratação das vagas em creches particulares deve contribuir muito para a redução da fila de espera", afirma.

NÚMEROS

No ano passado, o município renovou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público de São Paulo, com o compromisso de criar 700 novas vagas no ensino infantil em 2024. Até o momento, já foram criadas 348 novas vagas, sendo 224 vagas com o Programa 'Mais Creches', e 124 novas vagas em Organizações da Sociedade Civil (OSC). As demais serão criadas em unidades próprias. No primeiro semestre, a Secretaria da Educação vai entregar a Emeii Sebastião Paiva, na Vila Universitária, e a reforma e ampliação da Emeii Aida Tibiriçá Borro, na Vila Antárctica. O imóvel que abriga a Emeii Aida Tibiriçá Borro de forma provisória também será transformado em uma nova unidade de ensino infantil.

No ano passado, a Educação inaugurou a Emeii Gerson Trevizani. Outra obra é a construção do novo prédio da Emeii Apparecida Pezzatto, na Vila Giunta, que deve ser entregue entre até o ano que vem. Já as obras das creches do Fortunato Rocha Lima e do Parque Bauru estão sendo retomadas, informa a assessoria.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.