SAÚDE

Dicas e tratamentos para retardar o envelhecimento

Por Daniela Hueb | 13/04/2024 | Tempo de leitura: 3 min

Os sinais do tempo são inevitáveis e chegam para todo mundo. Envelhecer faz parte da vida e não precisa ser um motivo de preocupação, ainda mais com a medicina tão avançada e cheia de possibilidades. Se você quer retardar ao máximo os sinais do tempo e cuidar melhor da sua pele, neste texto vou falar um pouco mais sobre envelhecimento e alguns cuidados e tratamentos que você deve ter. Mas antes quero te falar de dois tipos de envelhecimento.

Você sabe a diferença entre envelhecimento intrínseco e extrínseco? O envelhecimento intrínseco refere-se ao processo natural de envelhecimento do nosso corpo e é influenciada por fatores genéticos e biológicos. Por exemplo, se sua mãe demorou a ter rugas e fios brancos, boas chances de você também demorar. Por outro lado, o envelhecimento extrínseco é causado por fatores externos, como exposição ao sol, poluição, tabagismo, dieta pobre em nutrientes e falta de cuidados com a pele. Esses fatores aceleram o processo de envelhecimento e podem causar danos à pele e outros órgãos, incluindo câncer de pele e câncer de boca (para quem fuma). Ou seja, enquanto o envelhecimento intrínseco é determinado principalmente pela genética e biologia, o envelhecimento extrínseco é influenciado por fatores externos e pode ser minimizado com um estilo de vida saudável e cuidados adequados. Quais tratamentos e cuidados ajudam a retardar o envelhecimento extrínseco?

Yoga facial

Exercícios faciais, que estimulam os músculos dos rostos, podem ajudar a tonificar a pele, promovendo uma aparência mais jovem e firme. A yoga facial envolve uma série de movimentos e técnicas que visam fortalecer e rejuvenescer os músculos faciais. Assim como a musculação para o corpo, a yoga facial fortalece os músculos do rosto. Vale conversar com seu dermatologista.

Ultrassom microfocado

Este tratamento utiliza energia ultrassônica para estimular a produção de colágeno na pele, melhorando a firmeza e a elasticidade. O ultrassom microfocado pode ajudar a reduzir a flacidez da pele e minimizar a aparência de rugas. É um tipo de procedimento mais duradouro.

Endolift

O endolift, também conhecido como Endolaser ou Endolifting, é um procedimento realizado com laser de diodo. Ele causa um aquecimento controlado e estimula a produção de novas fibras de colágeno. A principal função desse laser é promover a retração e redução da flacidez da pele, ativando a reparação tecidual e suas funções metabólicas, deixando-a mais firme e viçosa. Os benefícios incluem a redução da flacidez da pele, tonificação, melhoria da textura e firmeza.

Peelings químicos

Os peelings químicos são procedimentos que utilizam ácidos para remover as camadas superficiais da pele, promovendo a renovação celular e melhorando a textura e o tom da pele. Eles podem ajudar a reduzir manchas, rugas e irregularidades na pele.

Microagulhamento

Também conhecido como terapia de indução de colágeno, o microagulhamento envolve o uso de um dispositivo com pequenas agulhas para perfurar a pele, estimulando a produção de colágeno e promovendo a regeneração celular. Isso pode ajudar a melhorar a textura da pele e reduzir a aparência de cicatrizes, rugas e manchas.

Uso de filtro solar

Nunca é demais lembrar: a proteção solar diária é fundamental para prevenir danos causados pela exposição aos raios UV. O filtro solar deve ser aplicado generosamente e reaplicado conforme necessário, especialmente durante atividades ao ar livre.

Alimentação adequada

Uma dieta rica em antioxidantes, vitaminas e minerais pode ajudar a proteger a pele contra danos causados pelos radicais livres. Isso inclui consumir frutas, vegetais, grãos integrais e gorduras saudáveis.

Hidratação

Manter a pele hidratada é essencial para sua saúde e vitalidade. O uso de hidratantes adequados ao tipo de pele pode ajudar a prevenir a perda de umidade e a reduzir a aparência de linhas finas e rugas. Também é essencial se manter hidratado por dentro, tomando bastante água ao longo do dia. E aí, quais dessas opções você já faz ou pretende começar? Nunca é tarde para se cuidar, viu? Converse com seu médico!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.