ECONOMIA

IPCA de março

Por Reinaldo Cafeo | 13/04/2024 | Tempo de leitura: 3 min

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é o indicador oficial da inflação no Brasil, que mede a variação de preços de produtos e serviços comercializados no varejo. Foi divulgado o índice de março que ficou em 0,16%. Em 12 meses o índice acumula 3,93% e neste ano 1,42%. Relembrando os índices deste ano: janeiro 0,42% (4,51% em 12 meses); fevereiro 0,83% (4,50% em 12 meses) e em março, como colocado, 0,16% (3,93% em 12 meses).

IPCA por grupos

O IPCA é calculado para diferentes grupos de despesas. Aqui estão os valores acumulados em 2024 (janeiro, fevereiro e março) para alguns desses grupos: 1. Alimentação e Bebidas: 2,89%; 2. Habitação: 0,71%; 3. Artigos de Residência: 0,11%; 4. Vestuário: -0,27%; 5. Transportes: -0,26%; 6. Saúde e Cuidados Pessoais: 1,92%; 7. Despesas Pessoais: 1,20%; 8. Educação: 5,47% e 9. Comunicação: 1,35%.

Inflação nos Estados Unidos

Em março de 2024, o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) dos Estados Unidos apresentou os seguintes resultados: variação mensal do CPI: 0,4%, variação anual do CPI: 3,5%, superando a taxa de 3,2% registrada em fevereiro e também o consenso de 3,4%. É importante observar que a inflação nos EUA tem sido influenciada por fatores como custos de moradia e gastos com serviços.

E a taxa de juros?

Com a inflação mais "comportada" aqui no Brasil e ainda elevada para os padrões americanos, tudo indica que os Bancos Centrais dos dois países devem manter a mesma tendência das últimas reuniões: aqui em queda, nos Estados Unidos mantida no patamar atual. Aqui há um efeito na taxa de câmbio, uma vez que o diferencial de juros é favorável aos americanos, tornando o mercado cambial mais volátil, oscilando mais do que o necessário. É preciso acompanhar a tendência do câmbio por aqui para evitar que contamine os preços dos produtos que são indexados de alguma forma ao dólar. Se houve alta nos preços, os juros internos não cairão como o esperado.

O que causa a compra por impulso?

As compras por impulso podem ter diferentes causas, mas geralmente estão associadas a um sofrimento emocional que leva as pessoas a comprarem em busca de um conforto e alívio imediato. O problema é que esse sentimento não se sustenta por muito tempo. Por isso, elas sempre acabam realizando novas compras. O primeiro passo para se livrar das compras por impulso, é identificar e reconhecer a prática deste hábito. Não deixe de procurar um profissional para realizar um tratamento adequado. Enfim, há tratamento para compras por impulso.

Benefícios em elaborar a Declaração do Imposto de Renda

Muita gente não gosta deste encontro anual com o Leão, mas é inevitável quando a renda ou patrimônio se enquadra nos quesitos estabelecidos pela Receita Federal. Olhando o lado cheio do copo, elaborar a declaração anual traz alguns benefícios gerenciais para o contribuinte. Uma delas é a revelação sobre a sua vida financeira. A declaração força você a elencar seus bens, suas dívidas e você apura sua evolução patrimonial. No quesito evolução patrimonial você avalia se está tomando boas ou más decisões (ou fazendo boas ou más escolhas). Se o patrimônio cresce, boas decisões, se cai, más decisões. E finalmente exige planejamento tributário, utilizando, dentro da lei, as melhores opções para pagar menos impostos.

Quer construir riqueza?

Construir riqueza não se trata apenas de acumular dinheiro. É um processo estratégico, com hábitos financeiros inteligentes. Quer chegar lá? Tenha um plano financeiro. Depois elabore um orçamento. Em seguida, construa uma reserva de emergência. Vale a pena automatizar sua vida financeira, assim você não perde prazos. Gerencie e evite dívidas. Também considere maximizar suas economias de aposentadoria. E sempre diversifique seus ativos. O restante, muita disciplina e determinação.

Mude já, mude para melhor!

Pessoas que pregam a humildade, mas não a praticam, são como nuvens vazias que prometem chuva, mas nunca a trazem. Sempre é tempo para mudar. Mude já, mude para melhor!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.