ESPETÁCULOS

Bauru recebe monólogos baseados em contos de Caio Fernando Abreu

Espetáculos serão apresentados em homenagem ao escritor, jornalista e dramaturgo que gostava de temática transgressora

10/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min

©2015 Heloísa Bortz

“Amarelo Distante” (acima), às 19h; “A Dama da Noite”, às 21h
“Amarelo Distante” (acima), às 19h; “A Dama da Noite”, às 21h

O projeto "Para sempre teu, Caio F." chega a Bauru, na próxima sexta-feira (12), com apresentação de dois monólogos teatrais criados a partir de contos do escritor, jornalista e dramaturgo Caio Fernando Abreu.

Os espetáculos "A Dama da Noite" e "Amarelo Distante" compõem o projeto de circulação que também celebra os oito anos de atividades dos dois trabalhos, estreados em 2016.

No primeiro deles, uma figura esquisita, beirando a meia idade, trava uma conversa casual com um jovem garoto em um bar. Durante todo o tempo, ela conduz o diálogo, a partir de sua perspectiva de mundo, suas experiências, anseios e frustrações. A "Dama da Noite" fala da morte, da espera de um grande e verdadeiro amor e, principalmente, de como é se ver à margem do mundo.

Já no "Amarelo Distante", um jovem se isola em Londres, nos anos 70, quando se depara com a solidão, a sensação de estrangeirismo, a precariedade em decorrência da falta de dinheiro, sentimentos ambíguos e saudosos do Brasil e da família. A partir dessas angústias, ele escreve um diário, que é o fio condutor desta história, onde narra seus percalços em país estrangeiro e, para suportar a solidão e a mais completa miséria, evoca amores do passado, do presente e possivelmente do futuro.

Caio Fernando Abreu tornou-se um dos escritores mais populares e queridos da literatura brasileira. Com linguagem e temática transgressoras, sua produção foge às regras do tipo como "convencional", até porque ele tinha interesse pelo não literário. Sua obra tornou-se atemporal.

Em sua homenagem, a adaptação e direção é assinada por Kiko Rieser. No elenco estão André Grecco em "A Dama da Noite" e Mateus Monteiro em "Amarelo Distante". O projeto foi contemplado no ProAC - Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo e está em circulação por cinco cidades. Em Bauru, a produção local está sendo realizada pela Alumia Criativa.

SERVIÇO

Monólogos acontecem nesta sexta-feira (12); no Espaço Protótipo, situado na rua Marcondes Salgado 1-66. O "Amarelo Distante" começa às 19h e, às 21h, "A Dama da Noite". Ingressos (por espetáculo): R$ 20,00 - inteira e R$ 10,00 - meia-entrada.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.