COVID-19

Estoque de vacinas bivalentes zera em Bauru; Saúde aponta falta de repasses

Prefeitura diz que não há previsão de chegada de nova remessa

Por Isabela Holl | 10/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Governo diz que não há data para chegada de nova remessa
Governo diz que não há data para chegada de nova remessa

O estoque da vacina bivalente contra a Covid-19 está zerado em todas as unidades de saúde de Bauru, o que impede a aplicação do imunizante nos moradores. A prefeitura afirma que não há previsão de chegada de nova remessa e que a responsabilidade do repasse das doses é do Ministério da Saúde (MS).

Segundo a Secretaria de Saúde, o repasse a princípio é encaminhado aos estados que, por sua vez, enviam os imunizantes aos municípios. Procurada, a pasta do governo federal não respondeu até a conclusão desta edição.

Uma moradora que preferiu não se identificar contou ao JC que tentou se vacinar na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Núcleo Geisel nesta terça-feira (9) e não conseguiu.

Foram os funcionários da unidade que a informaram sobre a falta do imunizante contra a Covid em todos os postos de saúde do município.

A diretora da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Bauru, Meire Pranuvi, contou em entrevista para o programa Cidade 360.º, uma parceria entre o JC e a 96FM, que o município ainda não começou a campanha de vacinação anual contra a Covid-19 porque não há doses suficientes para atender toda a população.

Em março, como noticiou o JC, unidades da rede municipal de saúde ficaram sem os chamados "testes rápidos" de detecção da Covid-19.

A prefeitura argumentou que nenhum paciente deixou de ser atendido, mas o JC recebeu relatos de usuários que saíram de UPAs sem diagnóstico e até chegaram a ser orientados a procurar um serviço privado e pagar pelo exame. A falta do insumo ocorreu em meio à alta de casos da doença no município.

ÓBITOS POR COVID-19

Como noticiou o JC, duas mortes Covid-19 ocorreram nos dias 20 e 26 de março. Ambos os pacientes eram idosos e possuíam comorbidades. Neste ano, o município de Bauru registrou 9 mortes causadas por Covid-19 e 2.201 pessoas foram contaminadas.

Segundo a plataforma Info Tracker, criada por pesquisadores da Unesp e USP, nos últimos 7 dias, 6 leitos de UTI foram ocupados devido à doença em Bauru.

A diretora Meire ressalta que os idosos e pessoas com comorbidades são grupo de risco e, por isso, a vacina bivalente para Covid-19 será destinada aos grupos prioritários. Ela também reforça a importância do imunizante para atenuar os sintomas e o uso de máscara em caso de sintomas gripais.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.