OPINIÃO

Mulheres crescem na área da medicina

Por Paulo Panossian | 10/04/2024 | Tempo de leitura: 1 min

Segundo números do Conselho Federal de Medicina (CFM), 49,92% dos médicos existentes no País são formadas por mulheres. E se prevê que ainda neste ano elas sejam a maioria nesta área de grande importância para população.

Já com idade abaixo de 40 anos as mulheres são 58% dos profissionais. O avanço das mulheres nesta área da medicina é surpreendente. Já que, em 1990, elas representavam apenas 30% do total, que hoje é formado por 575.930 profissionais, o dobro de 15 anos atrás!

E 70% das áreas de dermatologia, pediatria, endocrinologia e alergia e imunologia, no País, é atendida por médicas. Já nas áreas de urologia, ortopedia e neurocirurgia os homens são a maioria, 90% dos profissionais. Outro dado importante é quanto ao coeficiente de médicos por habitantes em várias áreas do País. Por exemplo, se no Distrito Federal existem 6,31 médicos por mil habitantes, no Maranhão é apenas 1,26. Já a região Sudeste concentra 51,1% dos profissionais. Os Estados do Norte e Nordeste, infelizmente, são os que têm a menor taxa média de médicos por mil habitantes...

Quadro esse que somente será solucionado quando o País tiver governos voltados para o mercado, preocupados com equilíbrio fiscal, e que proporcionem crescimento sustentável da economia.

O resto serve de balela...

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.