OPINIÃO

Cidadã Bauruense Clorinda Mansani Queda

Por Claudia Mansani Queda de Toledo | 10/04/2024 | Tempo de leitura: 3 min

A autora é filha e escreve em nome da família

Não há nada mais forte durante a vida do que ser reconhecido pelos seus méritos e realizações, e hoje, a Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Antonio Carlos Domingues, concede a professora Clorinda M. L. Mansani Queda, o título de Cidadã Bauruense, honraria máxima da casa legislativa que representa o povo do Município, o que me permite um brevíssimo registro de sua trajetória como filha também bauruense, não apenas no âmbito profissional, mas também, de sua construção como mulher, agora cidadã bauruense.

Minha mãe chegou a Bauru há 62 anos, deixando Curitiba e a família, recém formada e recém casada, dois grandes desafios para se começar uma vida, numa casa de fundos alugada e fazendo a primeira compra à prestação: uma geladeira.

Assim foi a escolha de nossa cidade para morar, não pelas facilidades, mas pelas dificuldades que deveriam ser enfrentadas para realizar seus projetos profissionais de assistente social e o sonho de constituir uma família. Logo depois de chegar, começou a lecionar na ITE, de onde se tornou diretora por algumas vezes, pelo convite do então Reitor Dr. Toledo. A sequência profissional foi toda voltada à assistência social e à docência. Em tudo o que fez foi pioneira, começando do trabalho feminino, ainda em momento em que a independência financeira e profissional de uma mulher eram uma absoluta exceção. Construiu com amor e dedicação a carreira docente, cursou mestrado e foi a primeira doutora em Serviço Social de Bauru. Logo depois desafiou o concurso público para docente na UNESP, da qual se aposentou da função, mas não dos ideais de independência e autonomia do ensino universitário.

No âmbito da família, teve duas grandes marcas, a do exemplo de esforço e trabalho dedicado aos filhos, e a de ser a solidária companheira de meu pai, não apenas dos momentos felizes, mas como companheira das horas conturbadas, o que incluiu a parceria financeira e espiritual, e até mesmo a de ser a principal cabo eleitoral nas campanhas de vereador de meu pai, todas bem sucedidas.

Sempre levantou as bandeiras mais fortes de cidadã, integrada aos clubes de serviço, em especial, Lions Clube, que hoje Preside com o apoio das melhores e mais generosas pessoas que conheço, seus companheiros de luta pelos objetivos internacionais da instituição. Cultiva a fé com assertividade, deu sempre os melhores testemunhos da certeza da existência de Deus, como membro efetivo das Equipes de Nossa Senhora e movimento do Encontro de Casais em Cristo.

Não há um só lugar em que não encontre, com efusivos cumprimentos, ex-alunos, pares docentes e pessoas que tenham sido objeto de sua atenção e empenho para realizar o bem e reiterar seu compromisso com a educação superior.

Tem como característica marcante de personalidade a simpatia, acompanhada de uma inquestionável firmeza de caráter e ética para a formação tanto minha como de meus irmãos, o que se estende até hoje em relação à educação pessoal e espiritual dos netos e netas.

Em resumo, dentre tantos verbos que compõem o sentido de cidadania, ser cidadão é participar dos destinos da sociedade, e estou certa de que a sociedade bauruense em muito pode se orgulhar de todas as participações de minha mãe dos últimos 60 anos e por mais longos anos à frente, por isso convido a todos para celebrarem conosco neste dia 10/4, às 19h, na Câmara Municipal. Saudações bauruenses!

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.