PARQUE LINEAR

Prefeitura de Bauru inaugura obras de drenagem e complexo de esporte e lazer

Investimento total foi de cerca de R$ 5 milhões, sendo que as obras foram realizadas com recursos e equipes do município, no Jardim Rosa Branca

06/04/2024 | Tempo de leitura: 3 min

Divulgação/Prefeitura de Bauru

Parque linear foi implantado na altura do quarteirão 15 da avenida Pinheiro Machado
Parque linear foi implantado na altura do quarteirão 15 da avenida Pinheiro Machado

A prefeita Suéllen Rosim (PSD) inaugurou neste sábado (6) as obras de drenagem e o Complexo de Esporte e Lazer do Jardim Rosa Branca, região Noroeste de Bauru. Neste parque linear, implantado na altura do quarteirão 15 da avenida Pinheiro Machado, esquina com a rua José Portela Cunha, foram construídos quadra de basquete 3, quadra de vôlei de areia, minicampo society, playground, academia ao ar livre e pista de caminhada.

Antes do complexo esportivo, foram executadas as obras de drenagem e construção de galerias pluviais, que são um exemplo bem-sucedido de recuperação de processo erosivo em fundos de vale. Os serviços foram iniciados em maio de 2023 e concluídos em dezembro do mesmo ano. Posteriormente foi construído o complexo poliesportivo e de lazer, inaugurado neste sábado.

A obra de canalização do córrego que passa sob a avenida Pinheiro Machado, afluente do córrego Água da Grama, teve como objetivo resolver definitivamente antigos problemas de drenagem no local. O córrego foi canalizado, com a implantação de aproximadamente 300 metros de células de concreto com diâmetro de 4,00m x 2,60m, nos quarteirões de 1 a 4 da rua José Portela Cunha e quarteirão 15 da avenida Pinheiro Machado.

CÓRREGO

Os serviços contemplaram ainda a ampliação do sistema de galerias, com novas bocas de lobo e caixas de centro na interligação de ruas, direcionando as águas pluviais para o córrego. O objetivo com a canalização foi conter o desmoronamento do talude, que já começava a causar danos aos imóveis das imediações. Além da drenagem do córrego foram pavimentados os quarteirões de 1 a 4 da rua José Portela Cunha, uma antiga reivindicação dos moradores do entorno, e recapeadas outras ruas. O investimento total foi de cerca de R$ 5.000.000,00, e as obras foram realizadas com recursos e equipes próprios do município.

A prefeita Suéllen Rosim destacou o trabalho dos servidores. "Essa obra é o resultado do empenho dos servidores, foi realizada com equipe própria, compramos os materiais e os servidores executaram um belo trabalho, que vai beneficiar a população, resolvendo definitivamente um grande problema de drenagem e ainda dando opção de lazer aos moradores", frisou.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Júnior Rodrigues (PSD), lembrou que a obra era muito esperada. "Foram muitos anos de sofrimento dos moradores, as pessoas tinham medo de perder as casas no período de chuva, a erosão aumentava, era uma preocupação. Agora, isso foi resolvido e as pessoas ainda terão onde praticar esporte. Uma obra como essa dá dignidade para as pessoas, agradecemos ao governo pela dedicação", comentou.

PRESENTES

Participaram da cerimônia de inauguração a prefeita Suéllen Rosim, o vice-prefeito Orlando Costa Dias, os secretários de Obras, Pérola Zanotto; do Meio Ambiente, Gislaine Magrini; de Agricultura e Abastecimento, Jorge Abranches; de Planejamento, Renato Purini; e da Educação, Nilson Ghirardello, o chefe de Gabinete da prefeitura, Roger Barude, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lucia Rosim, os presidentes do DAE, Leandro Joaquim, da Emdurb, Donizete do Carmo dos Santos, e da Cohab, Everson Demarchi, diretores e servidores das secretarias. Também estiveram presentes os vereadores Júnior Rodrigues, presidente da Câmara, Edson Miguel, Beto Móveis e Marcelo Afonso, lideranças comunitárias e moradores da região.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.