OPINIÃO

Polêmica das cotas

Por João P. Sofiatti/estudante | 04/04/2024 | Tempo de leitura: 1 min

O sistema de cotas reserva vagas em instituições de ensino para grupos historicamente marginalizados, como negros, indígenas e pessoas de baixa renda. Essa medida busca promover a inclusão e a igualdade de oportunidade no acesso a educação, reduzindo desigualdades e garantindo a diversidade no ambiente acadêmico.

As cotas representam um importante mecanismo de reparação histórica, proporciona oportunidades iguais, para aqueles que foram sistematicamente prejudicados ao longo da história. Além disso, contribuem para a formação de um ambiente acadêmico mais diversificado e enriquecedor, promovendo a troca de experiências e o combate ao preconceito.

No entanto, as cotas devem ser Acompanhadas por políticas que visem a melhoria da qualidade do ensino básico garantindo que todas as estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade. Em síntese, o sistema de cotas representa um importante instrumento para promover a inclusão e a diversidade no ambiente acadêmico, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.