DEBATES

Jaú promove o II Fórum das Águas

Encontro na Fatec da cidade discutirá ações e propostas visando à prevenção e ao controle das inundações e alagamentos

26/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Câmara Municipal de Jaú

Primeira edição do Fórum das Águas foi realizada na Câmara de Jaú
Primeira edição do Fórum das Águas foi realizada na Câmara de Jaú

Jaú - Nesta quarta-feira (27), Jaú (47 quilômetros de Bauru) será palco do "II Fórum Jauense das Águas - o Desafio da Segurança Hídrica". O evento, que é realizado pela Comissão Municipal de Assuntos do Rio Jaú, seus Afluentes e sua Bacia Hidrográfica (Comarj), em conjunto com a Prefeitura de Jaú, e com o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré (CBH-TJ) e da Faculdade de Tecnologia de Jaú (Fatec Jaú), irá discutir ações e propostas visando à prevenção e ao controle de inundações e alagamentos na bacia. O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral e as inscrições podem ser feitas através do link https://forms.gle/pthpJZfPtu77amCr6.

A abertura do encontro será às 8h30, no auditório da Fatec. Em um primeiro momento, será apresentado um diagnóstico da Bacia Hidrográfica do Rio Jaú e, na sequência, haverá um debate sobre as medidas que podem ser adotadas para prevenir e minimizar os riscos de inundações. Durante a tarde, a partir das 14h, está prevista uma visita técnica a um trecho do rio Jaú no Parque do Rio Jaú, na avenida Dr. Quinzinho.

Além de prefeitos e representantes das secretarias e diretorias de meio ambiente da região, é esperada a participação de membros do setor sucroalcooleiro, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), de técnicos e pesquisadores, de produtores rurais e da comunidade, sobretudo representantes dos mais de 5.000 moradores afetados pela inundação do rio Jaú ocorrida em 30 de janeiro de 2022.

COMARJ

Criada em 15 de junho de 2022 por meio de decreto municipal, a Comissão Municipal de Assuntos do Rio Jaú, seus Afluentes e sua Bacia Hidrográfica (Comarj) tem como objetivo planejar e acompanhar ações de curto, médio e longo prazo a fim de mitigar os impactos causados pelas inundações e alagamentos no município.

A delegação é composta por representantes das Secretarias de Agricultura, Economia e Finanças, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana, Habitação e Planejamento Urbanístico e Gestão Estratégica; Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil; Faculdade de Tecnologia (Fatec Jaú); e moradores atingidos pela inundação.

Em 2022, transbordamento do rio Jaú causou danos e morte (crédito: Luizinho Andretto)
Em 2022, transbordamento do rio Jaú causou danos e morte (crédito: Luizinho Andretto)

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.