EVENTO

Combinando ritmos, Paulo Maia lança álbum “Raízes Brasileiras”

Evento que também celebrará a música instrumental do País será realizado no Templo Bar, na terça-feira (26), às 20h30

24/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Nova obra de Paulo Maia é composta por 10 músicas autorais
Nova obra de Paulo Maia é composta por 10 músicas autorais

Nos primeiros dias de janeiro deste ano, o pianista, acordeonista e compositor Paulo Maia gravou seu mais novo álbum intitulado "Raízes Brasileiras", que celebra a música instrumental no nosso país, combinando ritmos e melodias de diversas influências. Uma mistura de choro, jazz e samba com sons nordestinos, embalados em arranjos de grande modernidade harmônica, criando uma sonoridade ímpar. O álbum foi lançado no último dia 19 de fevereiro, em um show gratuito na Faculdade Souza Lima, em São Paulo. E na próxima terça-feira, no Templo Bar, será o lançamento com um pocket show.

O músico destaca que esse álbum exprime de modo muito particular as influências que recebeu de músicos como Hermeto Pascoal e Dominguinhos. "Foram eles que me permitiram ter mais liberdade criativa e improvisação. Além da doçura articulada com os ritmos brasileiros. E nessa nova obra é possível ouvir um pouco de cada um deles", diz Maia.

Para a gravação do álbum juntaram-se ao pianista os músicos Rodrigo Digão Braz (bateria), Adriano Martins (contrabaixo) e Matheus Maia (saxofone). E para abrilhantar esse time um convidado muito especial, Gabriel Grossi, considerado um dos melhores gaitistas do mundo e um dos instrumentistas e compositores mais talentosos e importantes da música instrumental brasileira.

A obra é composta por 10 músicas instrumentais autorais de Paulo Maia e que serão apresentadas nesse novo show. Entre as canções estão "Raízes Brasileiras", "Parceria", "Samba pro Matheus", "Pro Arismar", "Suitão pro Campeão" e outras. O pianista também irá se apresentar nas cidades de São José do Rio Preto e Ribeirão Preto ainda no primeiro semestre de 2024. O álbum foi financiado pelo Proac (Programa de Ação Cultural) 14/2023.

QUEM É

Pianista formado no Conservatório de Tatuí, com 25 anos de carreira, Paulo Maia tem acumulado feitos no campo da música. Já tocou com grandes músicos como Hermeto Pascoal, Arismar do Espírito Santo, Danilo Caymmi, Carlos Malta, Luiz Bueno, entre outros. Em 2021, ficou entre os dez melhores pianistas do Estado de São Paulo, premiado no concurso "Guiomar Novaes". Além disso, é o músico que mais gravou a obra de Hermeto Pascoal.

Paulo Maia é um artista de características peculiares e seus sons articulam de modo muito especial à cultura dos quatro cantos do Brasil. Suas composições têm a essência que vem do Interior paulista, e ao mesmo tempo expressam vertentes da música universal. Esse álbum exprime de modo muito particular as influências que recebeu de músicos como Hermeto Pascoal e Dominguinhos.

SERVIÇO

O lançamento do álbum "Raízes Brasileiras" será realizado na próxima terça-feira, dia 26 de março, às 20h30, no Templo Bar, que fica na rua Benjamin Constant, 1-34, Centro.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.