ESPORTE

‘O tênis feminino vive momento especial’, avalia ex-tenista Teliana Pereira, em Bauru

Uma das mais vitoriosas atletas brasileiras da modalidade esportiva, ela veio pela primeira vez à cidade, neste sábado (23), para ministrar clínica exclusiva a mulheres, no BTC

Por Tisa Moraes | 23/03/2024 | Tempo de leitura: 3 min

Bruno Freitas

Teliana Pereira em clínica de tênis ministrada no BTC, neste sábado (23)
Teliana Pereira em clínica de tênis ministrada no BTC, neste sábado (23)

Em visita a Bauru pela primeira vez neste sábado (23) para ministrar uma clínica voltada a mulheres no Bauru Tênis Clube (BTC), a comentarista de tênis da ESPN Brasil e ex-tenista Teliana Pereira, uma das mais vitoriosas do País, afirmou que a modalidade esportiva feminina experimenta, nos dias atuais, um momento especial, com mais oportunidades de profissionalização. Como exemplos, citou, além de Bia Haddad, as medalhistas olímpicas por dupla Luisa Stefani e Laura Pigossi e destacou que o cenário é resultado do caminho trilhado no presente e no passado por inúmeras mulheres no esporte.

“O tênis feminino está evoluindo demais. Lógico que é um trabalho de longo prazo. Hoje, estamos colhendo frutos do trabalho duro realizado por muitas mulheres. É um momento muito especial. Nós, mulheres, sempre enfrentamos mais dificuldade, demoramos muito mais para ter nosso espaço. Mas, anos atrás, era muito mais difícil. Hoje, por tudo que foi feito no passado e pelo merecimento destas meninas, que apresentam resultados, há muito mais apoio”, analisa.

A ex-atleta também comentou que as jogadoras amparam e incentivam umas às outras, além de terem dimensão da importância de serem referências para meninas mais novas que sonham e trabalham para se tornarem tenistas profissionais. “Uma vai puxando a outra e essa união é importante. Uma chega, se impõe, a outra passa a acreditar que é possível e tudo vai fazendo sentido. A gente vê meninas novas jogando com um potencial gigantesco, porque tem gente que as representa não só dentro da quadra, mas fora também, com valores, princípios. Então, tenho certeza de que, daqui a alguns anos, vamos colher muito mais frutos ainda”, projeta.

EXCLUSIVO

Com foco em biomecânica do esporte e tática de jogo, a clínica de tênis ministrada por Teliana ocorreu em homenagem ao mês das mulheres, a convite do tenista Pedro Scocuglia em parceria com o BTC. O evento contou com a presença de Márcia Cury, campeã sul-americana, e Carol Salgado, ex-tenista universitária americana.

Teliana explica que criou a clínica feminina, junto com sua irmã Valdelice, para que as mulheres se sentissem mais confortáveis e confiantes de que a quadra de tênis é um espaço a ser ocupado por elas. A ex-atleta percorre várias cidades do País com o projeto e revela que esta é uma forma de manter-se conectada com o tênis e com os amantes do esporte.

“É uma oportunidade, também, de transmitir um pouquinho do que eu aprendi dentro da quadra. Quando recebo todo esse reconhecimento das pessoas, vejo que fiz um trabalho bacana. Fico feliz, porque, quando a gente está jogando profissionalmente, não tem entendimento do tamanho de tudo que foi feito. Então, hoje, fora da quadra, profissionalmente falando, recebo esse carinho e é fantástico”, completa.

CARREIRA

O auge da carreira de Teliana como tenista deu-se entre 2015 e 2016, quando chegou à 43.ª posição no ranking da WTA (Associação de Tênis Feminino), foi campeã do WTA de Bogotá, na Colômbia, e do WTA de Florianópolis. Em 2007, ela foi medalhista de bronze por duplas nos Jogos Pan-Americanos e, em 2016, disputou os Jogos Olímpicos. Já em 2014, tornou-se a segunda brasileira a participar dos quatro torneios de Grand Slam em uma mesma temporada – antes dela, apenas a lendária Maria Esther Bueno, em 1960 e 1965.

Nascida em Alagoas, Teliana cresceu em Pernambuco e saiu do sertão nordestino com a família para morar em Curitiba, onde começou no tênis como boleira (gandula) no clube em que seu pai trabalhava. De lá, ganhou o mundo e entrou para o seleto grupo do top 50 da WTA. A atleta iniciou a carreira profissional em 2005 e aposentou-se em 2020. Atualmente, além das clínicas e do trabalho na ESPN, ela administra a "Academia Pereira Tennis", em Curitiba.

Teliana Pereira e Pedro Scocuglia
Teliana Pereira e Pedro Scocuglia

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.