EDUCAÇÃO

Professor da USP de Ribeirão vai assumir o comando da Faculdade de Medicina de Bauru

José Sebastião dos Santos exercerá a função pro tempore (temporariamente); ele coordenou a implantação do curso

23/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Samantha Ciuffa/JC Imagens

José Sebastião dos Santos é da USP de Ribeirão Preto
José Sebastião dos Santos é da USP de Ribeirão Preto

Criada na tarde da última terça-feira (19), a Faculdade de Medicina de Bauru (FMBRU) da Universidade de São Paulo (USP) já tem um diretor pro tempore (provisório). Trata-se do professor José Sebastião dos Santos, que foi o primeiro coordenador do curso de medicina, implantado no câmpus local em 2017. A informação foi divulgada pela TV USP Bauru, na manhã do último sábado (23).

José Sebastião dos Santos é professor titular de cirurgia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, onde atuou inclusive como secretário municipal de Saúde, entre tantos outros cargos e funções.

Vídeo da TV USP Bauru destaca ainda que o diretor pro tempore, junto aos demais docentes de medicina, terá a missão de organizar e, principalmente, contratar profissionais com o perfil adequado de médico professor, conforme destacou o reitor da USP Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Ele também enfatizou que Santos contará com a diretora da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP), professora Marília Afonso Rabelo Buzalaf, para auxiliá-lo na implantação da FMBRU.

Conforme o JC já veiculou, com a primeira turma formada em novembro do ano passado, o curso de medicina conta atualmente com apenas 20 professores contratados e 78 preceptores - estes últimos atuam, em sua maioria, em atividades com estudantes nas unidades de saúde de Bauru.

O volume de profissionais trabalhando em Bauru foi considerado insustentável pelo próprio Carlotti, durante reunião extraordinária do Conselho Universitário (CO), que aprovou a criação da FMBRU, na última terça. Na ocasião, ele informou que as duas outras faculdades de medicina da USP (de São Paulo e Ribeirão) contam com cerca de 300 docentes.

O desafio de contratar profissionais também permeou o trabalho do professor José Sebastião dos Santos, quando assumiu a coordenação do curso de medicina, em 2017. Agora, no entanto, a situação é outra, uma vez que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) assumiu gestão e custeio do Hospital das Clínicas e do HRAC (Centrinho), condição para CO para aprovar a nova faculdade.

O atual diretor pro tempore da FMBRU, inclusive, foi também superintendente pro tempore do Centrinho, em 2018. Na época, em entrevista ao JC, contou que sempre quis ser médico e professor.

Ele graduou-se na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, em 1984. Dali em diante, a trajetória de estudos foi longa, passando, inclusive, pela University of Minnesota, nos Estados Unidos. Isso depois de concluir a residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia Digestiva pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP; mestrado, doutorado e livre docência em Cirurgia também na HCFMRP/USP; e especialização em Gestão Hospitalar pelo Ministério da Saúde.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.