MAIS DE 2 MIL PÓDIOS

50 anos de natação: Roberto Andreghetto atinge a marca de 2.374 medalhas conquistadas

'Eu gosto de ganhar. Precisa gostar para competir tanto e vencer tanto', diz Andreghetto avaliando sua trajetória na natação

Por Guilherme Matos | 23/03/2024 | Tempo de leitura: 3 min
da Redação

Guilherme Matos

Roberto Andreghetto completa 50 anos de natação em 2024
Roberto Andreghetto completa 50 anos de natação em 2024

Depois de chegar em mais de 2 mil pódios, ainda há espaço nos armários do nadador Roberto Andreghetto, de 56 anos, para mais troféus e medalhas. Neste ano, ele completa cinco décadas no esporte e no início de março participou dos 21º Jogos de Integração da Caixa, representando Bauru. Na ocasião, chegou em primeiro lugar em seis categorias: peito, costa, livre, borboleta, revezamento e nos 100m medley.

Ao final do campeonato, o atleta atingiu a marca de 2.374 medalhas conquistadas na carreira. "Eu gosto de ganhar. Precisa gostar para competir tanto e vencer tanto", diz Andreghetto avaliando sua trajetória na natação que iniciou cedo, aos seis anos de idade.

Em 1974, ele foi convidado para participar de um torneio na Luso Brasileira de Bauru. Logo na primeira disputa já levou pra casa a primeira medalha de ouro. A modalidade o deixou fascinado já neste momento.

Ele conta que passou a treinar e se esforçar buscando superação, desejando se tornar um campeão do Brasil. Em 1976, Roberto quebra o primeiro recorde: 50m borboleta em nível estadual. Não demorou muito até que Andreghetto concretizasse o desejo: em 1980, na época com doze anos, ele foi campeão brasileiro.

As conquistas, até 1985, aconteceram enquanto ele representava a Luso Brasileira de Bauru. O atleta teve, ainda, uma passagem de um ano pelo Araraquarense. Mas foi pela Universidade Santa Cecília (Unisanta) que ele começou a nadar em "águas internacionais".

Sua passagem pelo clube iniciou-se em 1987 e foi até 1991. Porém, já em 88 ele participa do Meeting Internacional de Natação na cidade de Porto, em Portugal — uma espécie de seletiva para as Olimpíadas que ocorreriam naquele mesmo ano. Representando o Brasil, ele se aproximou do pódio, chegando em 4º°lugar em duas categorias. Uma delas foi a mais marcante. "Perdi o terceiro lugar por um dedo de diferença", relembra o atleta.

Foram muitas outras conquistas até atingir a marca. Ele arrisca dizer que deve ser o "atleta bauruense com mais medalhas de todos os tempos". Mas não foram somente essas vitórias que a natação ofereceu ao esportista.

OPORTUNIDADES

"Não lembro da última vez que fiquei doente, nem mesmo tive uma gripe", afirma Andreghetto sobre a saúde de ferro proporcionada pelos anos de dedicação ao esporte. Além disso, o exercício físico trouxe "saúde mental, equilíbrio, força, etc. Também pude viajar o mundo, conhecer muita gente e fazer vários amigos, alguns desde 1974 — ano que comecei a nadar", conta o atleta vencedor.

A educação foi outro benefício que o talento na natação trouxe ao atleta. "Quando ainda era jovem, aos 12 anos, levei um livro de recortes de jornal noticiando minha vitória e algumas medalhas para uma reunião com o diretor geral do anglo. Na hora, ele concordou em me dar uma bolsa de estudo. A natação exige oito horas diárias de dedicação, mas nunca deixei a educação de lado", destaca.

Atualmente, ele é formado em Educação Física, Administração e Direito.

PATROCINADOR

Roberto Andreghetto conta com o apoio da DAP Imobiliária para continuar treinando e participando de campeonatos. O empresário Douglas Alessandro Pereira, proprietário da empresa e professor de capoeira, destaca a importância do investimento no esporte. "Eu sinto muito prazer em patrocinar um atleta. A DAP apoia, também, outros projetos sociais na área, inclusive, com crianças. Entendemos que o esporte é um motivador para carreiras de sucesso, além de tornar o jovem um cidadão".

Douglas Alessandro Pereira e Roberto Andreghetto em meio aos troféus e medalhas (crédito: Guilherme Matos)
Douglas Alessandro Pereira e Roberto Andreghetto em meio aos troféus e medalhas (crédito: Guilherme Matos)

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.