PROJETO

‘Futuro em Foco’, da Special Dog, capacita jovens ao mercado de trabalho

Projeto da empresa de Santa Cruz do Rio Pardo auxilia no aprendizado de estudantes do terceiro ano do ensino médio

Por André Fleury Moraes | 23/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

André Fleury Moraes

João Paulo Figueira, gerente de desenvolvimento sustentável da Special Dog Company
João Paulo Figueira, gerente de desenvolvimento sustentável da Special Dog Company

Meio ambiente, animais, indivíduos e sociedade são os quatro pilares que compõem o programa 'Futuro em Foco', iniciativa da gigante de pet food Special Dog Company, de Santa Cruz do Rio Pardo (90 quilômetros de Bauru), cujo propósito é preparar jovens para o mercado de trabalho.

A iniciativa envolve uma parceria com a empresa Alicerce Educação e a Escola Estadual Leônidas do Amaral Vieira e oferece um abrangente programa de aprendizagem aos alunos do terceiro ano do ensino médio da instituição de olho justamente no futuro desses adolescentes - daí o nome 'Futuro em Foco'.

O projeto começou em 2023 e já formou a primeira turma. Os dados consolidados foram apresentados no dia 15 de março, no Grêmio Special Dog - espaço construído pela empresa que oferece uma série de atividades, como academias e quadras de futebol, para uso exclusivo dos colaboradores.

A ideia, diz o gerente de desenvolvimento sustentável da empresa João Paulo Figueira, é auxiliar o desenvolvimento dos jovens para garantir que eles saiam da escola com uma qualificação mais especializada.

Os participantes têm aulas semelhantes às tradicionais do currículo escolar, mas com uma abordagem diferente. "A proposta é ensinar de uma maneira divertida, que desperte interesse entre os alunos", explica Núbia Santos, da Alicerce Educação.

O primeiro ciclo abarcou 40 jovens aprovados para participar do 'Futuro em Foco', cujos critérios de seleção envolvem questões de vulnerabilidade social, equidade de gênero e equidade racial. Ao todo, foram 183 inscritos.

Isso explica, por exemplo, o motivo pelo qual houve uma palestra sobre equidade antes da divulgação do balanço do programa. Uma especialista no assunto afirmou à imprensa e às demais indústrias que participaram do evento que empresas com investimento em diversidade produzem entre 15% a 25% a mais do que aquelas que não o fazem.

Dez dos 40 jovens que participaram do primeiro ciclo do 'Futuro em Foco' foram contratados pela Special Dog. Segundo Figueira, a empresa já está nos preparativos para lançar a segunda turma do programa em agosto deste ano. "A possibilidade de efetivação é parte do estímulo aos participantes", comenta.

CEO da Special Dog - cujo faturamento deve atingir R$ 2,5 bilhões em 2024 -, o empresário Erik Manfrim não esconde o entusiasmo. "Educação sempre fará diferença à região e ao Brasil. Até porque, de uma maneira ou outra, esse investimento retorna à própria empresa e à comunidade a curto, médio e longo prazo", aponta.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.