CONTRA A GRIPE

Vacinação da Influenza começa em Bauru nesta segunda-feira

Campanha foi antecipada em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no País, no verão

24/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Divulgação

Aplicação da vacina ao público prioritário não precisa ser agendada nas unidades de saúde
Aplicação da vacina ao público prioritário não precisa ser agendada nas unidades de saúde

A Prefeitura de Bauru, através da Secretaria de Saúde, começa nesta segunda-feira (25) a aplicação da vacina da Influenza, dentro da campanha nacional, para os públicos prioritários. A imunização estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF), no Promai e no Centro de Referência em Moléstias Infecciosas (CRMI).

Os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde são: crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); pessoas de 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; indígenas; quilombolas; pessoas com deficiência permanente; adolescentes em medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; professores e trabalhadores de instituição de ensino básico e superior; profissionais das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica); profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais federais, militares, civis e rodoviários; bombeiros militares e civis; guardas municipais); pessoas em situação de rua; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados, portadores de trissomias.

A aplicação acontece sem agendamento, em todas as salas de vacinação da rede municipal de saúde. A pessoa deve procurar uma unidade e apresentar um documento de identificação pessoal, preferencialmente CPF ou cartão do SUS. As famílias que possuem pessoas acamadas em domicílio podem entrar em contato com a UBS ou USF mais próxima de sua residência e solicitar o cadastramento do paciente para receber a visita de uma equipe para a vacinação domiciliar. O cadastro poderá ser realizado no período de 25 a 28 de março.

No dia 13 de abril, sábado, acontece o 'Dia D' de vacinação, com abertura das unidades no período das 8h às 16h.

ANTECIPAÇÃO

A Campanha de Vacinação da Influenza, geralmente realizada entre os meses de abril e maio, foi antecipada pelo Ministério da Saúde em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país ainda no verão. A vacinação, administrada anualmente em dose única, tem o objetivo de reduzir o número de casos graves e óbitos pela doença.

O imunizante apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo dos principais vírus da gripe em circulação no país, podendo ser administrado junto com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, inclusive a vacina da Covid-19. Veja o endereço das unidades de saúde em: https://www2.bauru.sp.gov.br/materia.aspx?n=44706

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.