SAÚDE

Como preparar sua pele para a chegada do outono

23/03/2024 | Tempo de leitura: 3 min

Com a chegada do outono, alguns cuidados com a pele precisam mudar, enquanto outros devem se manter. Você sabe quais são eles e por que isso é importante?

Nessa coluna, eu me dedico a explicar em detalhes o que muda. Vamos lá!

Por que o outono interfere na pele?

O tempo mais seco e também com o começo dos dias frios traz alguns impactos, como:

Ressecamento

O ar frio e seco do outono pode retirar a umidade da pele, levando ao ressecamento. Isso pode resultar em pele áspera, descamação e coceira. O uso de um bom hidratante pode ajudar a manter a pele hidratada.

Lábios rachados

Os lábios são particularmente sensíveis às mudanças de temperatura e umidade, por conta da pele mais fininha. O vento frio do outono pode causar ressecamento e rachaduras nos lábios. O uso regular de um protetor labial pode ajudar a prevenir esse problema.

Agravamento de condições de pele pré-existentes

Pessoas com condições de pele como dermatite atópica ou psoríase podem experimentar agravamento de seus sintomas durante o outono, devido às condições climáticas adversas.

Alterações na produção de óleo

A transição do clima quente para o mais frio acaba impactando a produção de óleo na pele. Algumas pessoas podem notar que sua pele se torna mais oleosa ou, ao contrário, mais seca durante essa estação. Lembrando que a produção de óleo é importante para proteger a pele.

Manchas de sol persistem

Embora a intensidade do sol seja menor no outono, a exposição contínua aos raios UV ainda pode causar danos à pele. Portanto, é importante continuar utilizando protetor solar, especialmente se você passa tempo ao ar livre.

6 dicas para cuidar melhor da pele no outono

1. Hidratação intensiva

Use um hidratante corporal rico em ingredientes nutritivos para evitar a pele corpo após o banho. Prefira produtos sem fragrâncias fortes que possam irritar a pele.

Para o rosto, escolha um hidratante específico para o seu tipo de pele. Se a pele estiver mais seca, considere um creme mais pesado; se for oleosa, opte por um produto mais leve e não comedogênico. Seu dermatologista pode ajudar aqui!

2. Proteção solar constante

Mesmo no outono, os raios UV ainda podem causar danos à pele. Use um filtro solar diariamente, especialmente nas áreas expostas, como rosto, pescoço e mãos.

Muita gente descuida da proteção solar e acaba sofrendo com manchas no outono-inverno.

3. Cuidado com os lábios

Mantenha os lábios hidratados usando um protetor labial com FPS, para proteger contra os ventos frios e prevenir rachaduras.

Antes de dormir, vale reforçar a aplicação, para hidratar mais durante à noite.

4. Ingira água regularmente

Mesmo que não sinta sede com frequência, é essencial manter-se hidratado. A água ajuda a manter a pele saudável e a combater a desidratação causada pelo tempo frio e seco.

5. Tratamentos estéticos mais intensos

O outono acaba sendo um momento propício para procedimentos mais intensivos, como peelings químicos ou tratamentos a laser, visto que os raios de sol são menos intensos.

Consulte um dermatologista para discutir opções adequadas ao seu tipo de pele.

6. Não descuide das idas ao dermatologista

Mantenha sua rotina de consultas dermatológicas, mesmo que não tenha problemas visíveis. O dermatologista pode ajustar sua rotina de cuidados com a pele de acordo com as necessidades específicas de cada estação.

7. Evite banhos muito quentes

A água quente pode retirar a umidade natural da pele, deixando-a mais seca. Opte por banhos mornos e utilize sabonetes suaves para preservar a hidratação.

8. Alimentação balanceada

Consuma uma dieta rica em antioxidantes, vitaminas e minerais para promover a saúde da pele. Frutas, vegetais e alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3 são especialmente benéficos.

Essa dica vale pra toda estação!

Viu só como não é nada complexo se cuidar durante o outono?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.