CAMPANHA

Secretaria Municipal da Educação realiza ações no Dia Internacional da Síndrome de Down

Campanha visa conscientizar sobre o potencial das pessoas com Síndrome de Down

22/03/2024 | Tempo de leitura: 1 min

Divulgação

Turma de Infantil V da Emeii Prof Horácio Gonçalves Paula
Turma de Infantil V da Emeii Prof Horácio Gonçalves Paula

Para marcar o Dia Internacional da Síndrome de Down, nesta quinta (21) a Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria da Educação, promoveu uma série de ações nas escolas municipais para discutir o assunto com os alunos e a comunidade. A data foi escolhida em referência à Trissomia do 21 que caracteriza essa condição genética e foi indicada pelo Brasil e aprovada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2011.

A pasta convidou professores que atuam na educação especial, que são os principais agentes para essa conscientização e estabelecimento de culturas inclusivas nas escolas, em parceria com gestores, educadores do ensino comum, e demais agentes pertencentes à comunidade escolar, para que envolvessem suas unidades em uma representação consciente e lúdica, com uma atividade que tem se difundido de modo salutar em mídias sociais, que é o dia das 'Meias Coloridas Trocadas ou Meias Diferentes'.

A campanha busca, de forma simples, divertida e com efeitos significativos em contextos escolares, conscientizar as pessoas sobre o potencial dos indivíduos que apresentam a Síndrome de Down, que quando valorizados, podem oferecer importantes contribuições em seus grupos sociais, chamando a atenção para a causa social inclusiva. A campanha também é um alerta para o respeito à pluralidade humana, uma vez que somos todos diferentes, mas iguais no direito de ser pessoa.

O movimento teve início nos Estados Unidos, chamado originalmente de 'Lost Of Socks', é muito simples, onde cada criança calça meias coloridas trocadas, ou seja, cada pé com uma meia diferente, usando durante todo o dia, como uma vivência divertida e diferente. Também como parte das ações para a ampliação das culturas e práticas inclusivas no contexto escolar e social, um vídeo está disponível no YouTube com o título 'Diálogos Inclusivos: Síndrome de Down em foco'.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.