EXAMES

Secretaria de Saúde recebe testes NS1 para a detecção de casos de dengue

Vencedora da licitação atrasou a entrega porque exames estavam em falta por conta da alta de casos no País, informa prefeitura

16/03/2024 | Tempo de leitura: 1 min

Teste deve ser realizado até o quinto dia do início dos sintomas
Teste deve ser realizado até o quinto dia do início dos sintomas

A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Saúde Coletiva, recebeu 3.500 unidades de testes NS1 para detecção da dengue, nesta sexta-feira (15). Todas as unidades da atenção primária, assim como de urgência e pronto atendimento, os receberão até segunda-feira (18).

Os testes foram adquiridos em processo de licitação e a pasta solicitou o fornecimento em janeiro. Devido ao aumento dos casos de dengue em todo o País, eles estavam em falta no mercado, o que resultou em atraso na entrega por parte da empresa vencedora, informa a assessoria de imprensa da prefeitura. Na última semana, a reportagem recebeu queixas de munícipes que não conseguiram saber se estavam com a enfermidade.

Os testes de antígenos NS1 tem como alvo uma proteína específica do vírus da dengue, chamada NS1 e está presente nos quatro sorotipos da dengue, sendo sensível durante os primeiros dias de infecção da doença, quando o vírus está se replicando no organismo, o que permite um diagnóstico precoce da dengue. O teste NS1 deve ser realizado até o quinto dia do início dos sintomas através de uma pequena amostra de sangue do paciente, acrescenta a nota.

O paciente que apresentar sintomas de dengue, deve procurar as unidades básicas ou de urgência e emergência para atendimento médico e orientação.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.