SIMPÓSIO

HRAC-USP realiza primeiro Simpósio internacional sobre craniossinostose no Brasil

Evento busca chamar a atenção para as dificuldades na jornada de familiares e pacientes com Síndrome de Apert

14/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Divulgação

HRAC-USP firmou parceria com especialistas do Boston Children's Hospital (BCH) e o Necker Hôpital, da França
HRAC-USP firmou parceria com especialistas do Boston Children's Hospital (BCH) e o Necker Hôpital, da França

Reconhecido como referência mundial para tratamento e diagnóstico de reabilitação de pessoas com anomalias congênitas do crânio e da face, o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC-USP) firmou parceria com especialistas do Boston Children's Hospital (BCH), um dos maiores centros médicos pediátricos norte-americanos, e o Necker Hôpital, da França, um dos primeiros hospitais pediátricos do mundo, para realizar hoje e amanhã (14 e 15 de março) o primeiro simpósio sobre craniossinostose sindrômica. A proposta é promover um intercâmbio entre profissionais de diferentes especialidades e dar visibilidade às síndromes, que acontecem em 1 a cada 2.500 nascimentos em todo o mundo, e que afetam famílias e pacientes no Brasil, especialmente pela dificuldade em diagnóstico e tratamento.

Para o prof. dr. Nivaldo Alonso, coordenador de Cirurgia Craniofacial do HRAC-USP e docente da disciplina de Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), esta é a oportunidade de destacar o trabalho realizado por centros no Brasil e ampliar o conhecimento de profissionais em diferentes especialidades sobre as síndromes associadas às craniossinostoses: "Temos grandes desafios no tratamento de craniossinostose sindrômica no Brasil, e uma delas é a integração de especialidades médicas. Obstetras e pediatras, por exemplo, precisam saber melhor sobre as síndromes, para que o diagnóstico aconteça cada vez mais cedo. A proposta do simpósio é incluir diferentes abordagens e experiências, enriquecendo o conhecimento sobre as síndromes e trazendo o assunto para a pauta de saúde pública".

O evento conta com apoio da InciSioN Brasil, do Instituto Coalizão Saúde (ICOS), da Sociedade Brasileira de Auditoria Médica (SBAM), da Associação Brasileira dos Enfermeiros Auditores (ABEA), da ArtroMed Implantes, da Smile Train, da RarasCro, da Patient Specific Planning, especialistas em planejamento cirúrgico virtual craniomaxilofacial, da Medical Support, referência em produtos médicos hospitalares e da DePuy Synthes, empresa ortopédica da Johnson&Johnson.

SERVIÇO
Craniofacial Symposium:
Comprehensive Care,
Policy and Advocacy
14 e 15 de março de 2024

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.