NOVO PAC

Bauru receberá três obras pleiteadas no Novo PAC no Eixo Saúde

Serão duas Unidades Básicas de Saúde de um Centro de Atenção Psicossocial, este 24h

12/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Larissa Bastos

Secretária de Saúde de Bauru, Giulia Puttomatti
Secretária de Saúde de Bauru, Giulia Puttomatti

O município de Bauru foi contemplado em três das nove obras pleiteadas por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no Eixo Saúde. A construção das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Parque Roosevelt e do Núcleo Nove de Julho, bem como Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III, que funcionará 24 horas, estão entre as selecionadas.

O anúncio dos municípios contemplados e seus respectivos equipamentos aconteceu na quinta-feira passada (7), por meio da Portaria 3.257, publicada no Diário Oficial da União. As propostas foram registradas pela Secretaria de Saúde, em novembro do ano passado. O resultado foi divulgado pelo governo federal nesta quinta-feira, após análise do Ministério da Saúde.

O processo de solicitação formal e habilitação das propostas de solicitações de investimentos em obras e equipamentos de saúde, bem como o envio de documentos exigidos na primeira etapa do programa para análise e seleção conforme as diretrizes do Ministério da Saúde foram registrados em novembro do ano passado. Um dos documentos obrigatórios era a Resolução do Conselho Municipal de Saúde aprovando a proposta. As propostas foram aprovadas por unanimidade em reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde. Todas as solicitações também foram apresentadas em reunião extraordinária da Comissão Intergestores Regional (CIR Bauru), no Departamento Regional de Saúde DRS VI.

EQUIPAMENTOS CONTEMPLADOS

As propostas pleiteadas pelo Município tiveram valores de referência estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A princípio, o Novo PAC já selecionou três equipamentos dos nove pleiteados pelo Município de Bauru, que permitirão a ampliação da oferta de cuidados no município, que aguarda os projetos aprovados com as respectivas plantas e orientações para início das obras que serão efetivadas em terrenos da Prefeitura.

A unidade do CAPS III possibilitará o atendimento a adultos com transtornos mentais graves e persistentes. A unidade contribuirá para a sustentabilidade da Rede de Atenção Psicossocial do Município, com funcionamento 24 horas, todos os dias, ofertando retaguarda clínica e acolhimento noturno a outros serviços de saúde mental de atenção contínua.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.