EPIDEMIA

Em estado de emergência, Pederneiras registra terceira morte por dengue no ano

Segundo a prefeitura, a cidade contabiliza 1.475 casos positivos da doença em 2024

02/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min

A Prefeitura Municipal de Pederneiras divulgou, nesta sexta-feira (1), a terceira morte do ano por dengue no município (26 quilômetros de Bauru). Não foram divulgadas informações sobre a idade, sexo e data do óbito da vítima. Até sábado, segundo o Painel de Monitoramento de Dengue do Estado de São Paulo, a cidade contabilizava 1.451 casos da doença.

Trata-se do município com a incidência mais elevada de dengue entre os 38 que fazem parte do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Bauru, de 3.236,9 casos para cada 100 mil habitantes. Já boletim da prefeitura relatava 1.475 casos positivos. Ao todo, a GVE de Bauru soma 5.216 casos e seis mortes, sendo três em Pederneiras, duas em Bariri e uma em Bauru.

A primeira morte por dengue neste ano em Pederneiras foi informada pela Secretaria Municipal de Saúde em 6 de fevereiro. A vítima era uma mulher de 82 anos, com comorbidades. No dia 16, o segundo óbito, de uma mulher de 79 anos, também com comorbidades, foi confirmado.

No início de fevereiro, a prefeitura decretou estado de emergência e alerta epidemiológico para tentar frear a proliferação do Aedes aegypti e o avanço da dengue na cidade. Por meio do decreto, o município explicou que pode adotar com mais agilidade medidas administrativas para combater a epidemia, como, por exemplo, emitir termo de orientação no caso de imóveis particulares em que os moradores recusarem a entrada das autoridades sanitárias.

A administração anunciou a execução de oito ações simultâneas, envolvendo mais de 100 servidores, que incluem mutirão de limpeza; desinfecção de áreas verdes e tubulações com água hiperclorada; nebulização com inseticida em regiões com muitos casos e nebulização. Além disso, prefeitura promove ações de orientação nas casas; vistoria domiciliar para eliminar possíveis focos de larvas do Aedes; distribuindo folhetos informativos em parceria com a Sabesp e intensificando a fiscalização e aplicação de multas em terrenos com mato alto.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.