
Moradores de Arealva (41 quilômetros de Bauru) e turistas que visitam a prainha municipal ou se hospedam nos ranchos localizados às margens do rio Tietê que têm como operadora a Vivo há meses vêm enfrentando dificuldades para se comunicar e até mesmo fazer compras com cartão e Pix. De acordo com a Prefeitura da cidade, as oscilações do sinal 4G impedem conexão com a Internet e, apesar dos telefonemas e e-mails, a empresa não soluciona o problema. Em nota, por meio da assessoria de imprensa, a Vivo limitou-se a dizer que "uma equipe técnica está analisando o caso e segue dedicada a identificar e solucionar eventuais intermitências".
O Executivo explicou que as reclamações de clientes da Vivo sobre a instabilidade no sinal 4G são antigas. Em janeiro de 2021, a Prefeitura de Arealva oficiou a empresa sobre as falhas. Em abril do ano passado, o município voltou a encaminhar ofício à Vivo relatando sinal fraco em diversas áreas onde, antes, havia boa cobertura de sinal, incluindo salas do Paço Municipal, no Centro.
No documento, assinado pelo prefeito Elson Banuth, a administração também citou inúmeras reclamações de clientes sobre oscilações de sinal, com mudança involuntária do 4G para o 3G, acarretando em quedas de ligações em andamento. Na ocasião, solicitou que a empresa de telefonia analisasse a qualidade do sinal em toda a cidade e buscasse soluções para as falhas apontadas.
Como resposta, a Vivo justificou que a cobertura do sinal móvel da operadora em Arealva era realizada através de três sites, com atendimento nas tecnologias 2G, 3G e 4G, e que a rede estava sujeita a falhas em virtude de descarga elétrica, abalroamento, serviço de manutenção preventiva, falhas no sistema de transmissão ou no fornecimento de energia elétrica e vandalismo.
A empresa também alegou, na época, que suas equipes de manutenção acompanhavam as paralisações nos serviços de telefonia fixa e móvel e haviam constatado episódios pontuais recentes decorrentes de falta de energia, que haviam sido regularizados após restabelecimento do serviço pela companhia de energia, além de instabilidade em equipamento de transmissão, também sanada.
Contudo, segundo a Prefeitura, nos últimos meses, as reclamações de clientes da Vivo envolvendo o sinal da operadora voltaram a se intensificar, inclusive com reflexos na economia local, já que muitas pessoas, sobretudo turistas, não estariam conseguindo fazer pagamentos no comércio da cidade por meio do Pix. Sem respostas da empresa, muitos usuários estariam optando por mudar de operadora.
Na semana passada, o Executivo voltou a encaminhar um ofício à empresa cobrando soluções. Na ocasião, salientou que, recentemente, foi aprovada no município uma lei que dispõe sobre o procedimento para a instalação de uma infraestrutura de suporte para Estação Transmissora de Radiocomunicação (ETR) autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na cidade, o que permitiria a expansão da tecnologia 5G para Arealva.