EM EXTINÇÃO

Para conservação da espécie, primatas vieram do RJ para o Zoo de Bauru de avião

Por |
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
transporte foi 50% mais rápido do que se o deslocamento fosse feito exclusivamente por via terrestre
transporte foi 50% mais rápido do que se o deslocamento fosse feito exclusivamente por via terrestre

Dois machos de espécies ameaçadas de extinção receberam um novo lar nesta segunda-feira (19), quando passaram a viver no Zoológico de Bauru. Por meio do Avião Solidário da Latam, os primatas foram transportados gratuitamente, em uma iniciativa que apoia a conservação da espécie no Brasil.

Em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), o transporte aéreo foi 50% mais rápido do que se o deslocamento fosse feito exclusivamente por via terrestre entre as duas instituições.

Um Sauim-de-coleira (Saguinus bicolor) e um Sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita) foram transportados do Rio de Janeiro (RJ) para Bauru (SP) para reproduzir, de acordo com as recomendações do programa de conservação para estas espécies. Os animais nasceram e foram criados no Centro de Primatologia do Rio de Janeiro.

Eles vieram em voo operado no trecho Santos Dumont-Guarulhos. Na sequência, os animais foram levados por via terrestre até Bauru. Na prática, o transporte aéreo reduziu de 10 para 5 horas a viagem na comparação com um deslocamento exclusivamente terrestre entre as duas instituições.

Segundo a assessoria de imprensa da Latam, o Avião Solidário já protegeu mais de 4,6 mil animais no Brasil. A ação com os dois primatas foi o segundo transporte gratuito de animais do Avião Solidário no Brasil em 2024.

Comentários

1 Comentários

  • Airton Brumatti 20/02/2024
    Aproveito a oportunidade para perguntar à Latam Porque não trouxe os primatas de avião até a cidade de Bauru, aí sim seria uma atitude sensata, em no máximo duas horas os dois animais estariam no seu ambiente correto, 5 horas preso dentro de um veículo estressa os animais, põe sem nisto da próxima vez.