OPINIÃO

Desemprego cai para 7,4%

Por Paulo Panossian | 17/02/2024 | Tempo de leitura: 1 min

O autor é colaborador de Opinião

O IBGE divulgou o nível de desemprego no País para o 4º trimestre de 2023, que caiu dos 7,7% para 7,4%.

É bom lembrar que o pico do desemprego, mais em função da pandemia da Covid, ocorreu no 1º trimestre de 2021, com taxa de 14,7%.

Após esse período, com a economia em aceleração e a recomposição pelas empresas do quadro de funcionários, o índice vem recuando a olho vistos.

Porém, muito preocupante a alta taxa de desemprego no Amapá (14,2), Bahia (12,7%) e Pernambuco (11,9%). Já no Rio, com queda significativa, o desemprego recuou de 10,9% para 10%, e no Rio Grande do Norte, dos 10,1% caiu para 8,3%.

Já as taxas mais baixas do País ocorrem em Santa Catarina (3,2%), Rondônia (3,8%) e Mato Grosso (3,9%).

Em São Paulo, ligeira queda de 7,1% para 6,9%. E se o governo demonstrar que realmente está preocupado com a austeridade no uso dos recursos públicos, e muito empenhado com o equilíbrio fiscal, certamente, com a confiança que pode gerar com os investidores, esse nível que ainda é alto do desemprego, de 7,4%, pode cair e fortalecer benefícios a área social...

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.