CARNAVAL

Com 6 escolas e 5 blocos, Carnaval de rua de Bauru terá 2 dias de desfiles

Neste sábado (10), a partir das 19h, ocorre o primeiro dia de apresentações; a festa terá sequência na segunda-feira

10/02/2024 | Tempo de leitura: 3 min

bauru.sp.gov.br/Reprodução

As agremiações levarão um show de cores, com sambas-enredos que exaltarão fatos marcantes da cidade; veja abaixo
As agremiações levarão um show de cores, com sambas-enredos que exaltarão fatos marcantes da cidade; veja abaixo

É hoje! Neste sábado (10), ocorre o primeiro dia do Carnaval de rua de Bauru, já tradicional na cidade. Pelo segundo ano consecutivo, as escolas de samba e os blocos carnavalescos desfilarão na avenida Jorge Zaiden, no Jardim Contorno, desta vez com arquibancada para maior conforto do público. As agremiações levarão um show de cores, com sambas-enredos que exaltarão fatos marcantes da cidade, o combate à intolerância, o amor e a cultura africana, entre outros temas (leia mais nas páginas 47 e 48).

O evento, que terá continuidade na segunda-feira (12), é gratuito. Ao todo, seis escolas de samba e cinco blocos tomarão conta da avenida a partir das 19h. Conforme definido por sorteio, no sábado, desfilam a Realeza do Carnaval, os blocos Império da Lagoa do Sapo e Pérola Negra e, novamente, as rainhas e reis momos, para abrir a passagem das escolas de samba Pé de Varsa, Estação Primeiro de Agosto e Mocidade Unida da Vila Falcão.

Já no domingo, após a primeira entrada da Realeza do Carnaval, será a vez dos blocos Ritmeira, Unidos do Jardim Petrópolis e Dragões Unidos da Vila. A Realeza volta à avenida para a entrada das últimas três escolas que participarão do desfile: Coroa Imperial da Grande Cidade, Tradição da Zona Leste e Acadêmicos da Cartola (veja quadro com os horários no final).

ALIMENTAÇÃO

Durante a festa, o público contará com uma área de venda de alimentos e bebidas, em um terreno atrás das arquibancadas. No espaço, foram montados trailers e barracas dos ambulantes previamente cadastrados e sorteados pela Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan). Nesta semana, também foram finalizadas as contratações das empresas que darão suporte na estrutura do Carnaval, tais como fornecedores de caminhões de som, reboques de carros alegóricos e equipe de brigadistas.

A realização do evento é da Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com o apoio da Secretaria de Estado de Turismo, que cedeu as arquibancadas, em convênio com o município. O equipamento tem capacidade para comportar cerca de 8 mil pessoas.

A apuração dos resultados ocorrerá na quarta-feira (14), a partir das 15h, no Centro Cultural Carlos Fernandes de Paiva, que fica na avenida Nações Unidas, 8-9, no Centro.

PREPARAÇÃO

Nesta semana, diversas secretarias municipais atuaram para garantir os últimos ajustes para o Carnaval 2024, como a capinação do canteiro central e áreas do entorno da avenida Jorge Zaiden, poda de árvores e trocas de lâmpadas de iluminação pública queimadas. A Emdurb também reforçou a sinalização de solo e das interdições de trânsito necessárias à montagem das arquibancadas e realização da festa.

INTERDIÇÕES

Por conta dos desfiles, algumas interdições serão mantidas durante todo o Carnaval, até o término da desmontagem das estruturas e arquibancada. Entre os pontos bloqueados para o trânsito de veículos, está o cruzamento da avenida Jorge Zaiden com a avenida Nações Unidas, em ambos os sentidos, e o da Jorge Zaiden com a rua Otacílio Garms, que dá acesso ao Núcleo Geisel.

A quadra 8 da rua João Casarin, ao lado do Condomínio Nova Nação América, também ficará fechada, assim como a imediatamente subsequente, quadra 8 da rua Maria Casadei Giamolini, com o objetivo de impedir o acesso à Jorge Zaiden.

A rua Vítor Curvello de Ávila Santos permanecerá interditada até a altura do portão 9 do Condomínio Flamboyants, bem como o cruzamento desta via com a rua Sebastião Pregnolato. Os veículos também não poderão trafegar pela esquina da rua Sebastião Pregnolato com a avenida Orlando Ranieri. O acesso será liberado somente aos moradores dos residenciais citados e motoristas de transporte por aplicativo.

A Emdurb informou que disponibilizará linhas extras de ônibus que passarão por aquela região da cidade para suprir a demanda de usuários, a partir das 19h.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.