CARNAVAL

Bloco Rosa na Rua: ‘Não à violência!’

Aberta a todos os interessados, a iniciativa do Coletivo Rosa Luxemburgo chega à segunda edição

Por Guilherme Matos | 07/02/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Divulgação

Bloco Rosa na Rua reunido durante o Carnaval realizado no ano passado
Bloco Rosa na Rua reunido durante o Carnaval realizado no ano passado

O "Rosa na Rua" estará de volta neste sábado (10). Com concentração marcada para as 14h na Praça Rui Barbosa, o bloco deixará o local às 15h, rumo ao Calçadão da Batista de Carvalho, seguindo até a quadra 6 da rua Azarias Leite, onde fica a sede do coletivo feminista Rosa Luxemburgo, idealizador do evento. O percurso será embalado por marchinhas, sendo que o tema deste ano será "Não à violência".

O objetivo é chamar a atenção para pautas progressistas e, claro, pular Carnaval. A organizadora Mônica Moura explica que os blocos também exercem importantes ações políticas, relacionadas à vida no município e que permitem expor essas lutas. "Estamos em uma cidade que registrou aumento de feminicídio e violência sexual. Nosso papel enquanto mulheres e seres políticos é levar para a rua essas questões, resistir e lutar", ressalta.

Mônica conta que questões nacionais, como a luta por terra e moradia, além de problemas internacionais, como a guerra na Palestina, são especialmente mais violentas contra o sexo feminino. "No caso da moradia, as mulheres são as chefes de família e essas questões as atingem muito mais", destaca. Os diversos temas debatidos serão analisados a partir do enfoque e do ponto de vista feminino.

Como no ano passado, o bloco contará com a ala das personalidades femininas progressistas. Em 2023, as participantes foram fantasiadas de Frida Kahlo, Eny, Chiquinha Gonzaga e outras. Os participantes do evento vão ajudar com as fantasias. "De repente, se a pessoa chegar só com um tecido, ou até sem nada, a gente tem algumas coisas para ajudar a preparar algo de improviso, ali no local", conta.

O bloco é aberto para todos que quiserem participar. "Seguimos uma linha democrática e, por isso, não vendemos abadá. Vai quem quiser e como quiser", afirma.

SERVIÇO

O Bloco Rosa na Rua sairá da Praça Rui Barbosa, no Centro. O coletivo Rosa Luxemburgo, onde termina a caminhada e onde ocorrerá um bailinho, fica na rua Azarias Leite, quadra 6.

A Palestina é um dos temas do bloco
A Palestina é um dos temas do bloco

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.