OPINIÃO

CNH cassada

Por Roberto "general" Macedo | 03/02/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Já devem ter notado que ultimamente ando meio crítico com relação a muitas coisas... É que com esse aumento de informações que nos chegam a cada minuto pela Internet, Facebook, WhatsApp e outras mídias sociais a gente vai ficando cada vez mais por dentro de barbaridades publicadas.

A última que me chamou atenção foi ver durante um programa esportivo na hora do almoço uma empresa anunciando, pasmem os senhores, que recupera CNHs cassadas.

Nada contra a emissora que tem que faturar, o problema é existirem formas de burlar a lei recuperando o direito de dirigir dos motoristas. Qual é o motivo de as pessoas terem sua CNH cassada? Multas por excesso de velocidade? Dirigir falando ao celular? Não usar cinto de segurança? CNH vencida? Dirigir veículo não habilitado? Provocar acidentes bêbado ou alcoolizado?

Essas e muitas outras, divididas entre infrações Leves, Médias, Graves e Gravíssimas.

Para ter uma CNH apreendida o condutor tem que totalizar 40 pontos desde que nos últimos 12 meses não tenha cometido nenhuma das gravíssimas, com 30 pontos para apenas 1 gravíssima nos últimos 12 meses e 20 pontos para 2 ou mais gravíssimas nos últimos 12 meses.

Se perdeu a CNH, com raríssimas exceções, é porque o condutor exagerou na "difícil arte" de dirigir durante o período de 1 ano. Mais que justo e a Lei está correta, independentemente da visão social, pois muitos dependem da CNH para exercer sua profissão, errou tem que pagar, literalmente, a multa e a suspensão do direito de dirigir.

Se isso já não bastasse, muitos colocam veículos em nome de empresas para pagar o dobro da multa sem perda de pontos ou então "dividem" infrações com amigos e familiares, livrando assim o condutor de ser penalizado.

Pesquisei e achei inúmeras dessas empresas que oferecem seus serviços para motoristas relapsos e infratores recuperarem o direito de dirigir.

Quer dizer, colocam a própria vida e a dos outros em risco e estão liberados para cometerem os mesmos erros?

Algo está errado nessa "brincadeira", porém, como a Justiça neste País é cega apenas para poucos, a farra do boi continua e os acidentes, muitos com vítimas fatais, aumenta a cada ano.

Para trás ficam sempre famílias enlutadas, e essa é a pior das consequências.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.