SAÚDE

Mudanças climáticas e o envelhecimento da pele: entenda como se proteger

Por Daniela Hueb |
| Tempo de leitura: 3 min

O excesso de calor dos últimos tempos não tem sido fácil de suportar. Haja roupa fresca e muita água gelada, não é? Para nossa pele, essas mudanças de temperatura podem ser bastante prejudiciais.

Isso se deve ao fato de os raios solares estarem mais intensos, a umidade nem sempre é a mais adequada, entre outros. Por isso, nesta coluna, vou falar sobre como as mudanças de clima afetam nossa pele, junto de dicas para você se proteger e evitar ao máximo o envelhecimento antes do tempo. Vamos lá?

Como as mudanças climáticas afetam a nossa pele?

O sol, a poluição e a umidade são fatores que mexem com a nossa pele, podendo prejudicá-la muitas vezes, seja porque os raios de sol estão mais intensos ou porque a poluição está enchendo nossa pele de radicais livres. Entenda melhor os efeitos:

1. Exposição aos raios ultravioleta (UV)

O aumento da radiação solar que temos notado torna a pele mais suscetível aos danos causados pelos raios UV, como queimaduras, pigmentação irregular e, a longo prazo, rugas, flacidez e até mesmo a facilidade em desenvolver câncer de pele.

2. Alterações de umidade

Climas muito secos ou úmidos podem desidratar ou sobrecarregar a pele, respectivamente. A desidratação torna a pele áspera e propensa a rachaduras, enquanto o excesso de umidade pode obstruir os poros e desencadear problemas como acne e dermatites.

3. Poluição atmosférica

Partículas poluentes presentes no ar podem se depositar na superfície da pele, obstruindo os poros e levando à formação de radicais livres. Esses radicais aceleram o envelhecimento da pele, causando danos celulares e diminuindo a elasticidade. Quanto mais poluída for a cidade, mais sua pele sofre.

4. Variações de temperatura

Mudanças bruscas de temperatura podem desencadear reações inflamatórias na pele, levando ao surgimento de vermelhidão, dermatites, sensibilidade e, em alguns casos, rosácea.

Então, como melhorar os cuidados com a pele considerando esses fatores?

Proteção solar

O uso diário de protetor solar é fundamental para prevenir os danos causados pelos raios UV. Opte por produtos de amplo espectro, com FPS alto, e reaplique conforme necessário, especialmente em climas ensolarados ou durante atividades ao ar livre.

Por exemplo, se você trabalha ou pratica esportes ao ar livre, retoque a cada 1 ou 2 horas. Se trabalha em escritórios ou em casa, reaplicar duas vezes ao dia é suficiente.

Hidratação

Mantenha a pele hidratada utilizando cremes ou loções adequados ao seu tipo de pele, seguindo a recomendação médica. Use um hidratante específico para o rosto e outro para seu corpo.

Em climas secos, umidificadores podem ser úteis para aumentar a umidade do ar e evitar a desidratação cutânea. Tomar bastante água ao longo de todo o dia também ajuda!

Limpeza adequada

Limpe a pele pela manhã e antes de dormir para remover impurezas, oleosidade e resíduos de poluentes. Opte por produtos suaves e evite lavagens excessivas, que podem ressecar ou irritar a pele.

Um tônico adstringente pode ajudar a tirar melhor as impurezas, assim como limpezas de pele com certa periodicidade — a cada um ou dois meses, seguindo recomendação do dermatologista.

Use antioxidantes

Integre antioxidantes na sua rotina de cuidados com a pele. Estes compostos ajudam a neutralizar os radicais livres e protegem contra os danos oxidativos causados pela poluição e outros agressores ambientais.

Em geral, com a pele limpa, a ordem de produtos deve ser antioxidante, hidratante e protetor solar.

Dica importante: em função das variações climáticas, pode ser necessário ajustar os produtos de cuidados com a pele utilizados. Consulte um dermatologista para obter recomendações personalizadas e ajustar sua rotina conforme as necessidades da sua pele, combinado?

Comentários

Comentários