OPINIÃO

OAB SP 92 anos: trajetória de luta em defesa da advocacia e da democracia

Por Patricia Vanzolini | 31/01/2024 | Tempo de leitura: 2 min

A autora é presidente da OAB SP

Na segunda-feira 22/01, a Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP) completou 92 anos. Muito além de celebrar as conquistas, gosto de refletir sobre a relevância da entidade, tanto para a advocacia quanto para a sociedade.

Nessa trajetória de mais de nove décadas, a Ordem paulista esteve presente nos momentos históricos do país, defendendo a democracia e os direitos dos cidadãos, o que a fez se consolidar como uma das instituições mais importantes e de maior credibilidade do Brasil.

E, mais recentemente, quebramos paradigmas ao ter, pela primeira vez na história da OAB SP, uma mulher como presidente. Essa conquista abriu portas para outros avanços no âmbito da diversidade e da inclusão: a Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da entidade tornou-se permanente, estimulando que outras subseções adotassem a mesma regra.

No ano passado, instituímos, ainda, inovações como a determinação para a criação de Comissões de Igualdade Racial em todas as 251 subseções do Estado de São Paulo, fazendo valer um dos pilares da Secional: paridade de gênero e raça. Porque é essencial oferecer as mesmas oportunidades para toda advocacia e é dever da Ordem paulista interromper a atual discrepância na ocupação dos espaços de trabalho.

Isso tudo mostra que, desde 1932, quando a nossa história começou, a OAB SP evoluiu muito. Notamos uma profunda mudança da sociedade e da própria classe dos advogados, uma mudança que tem de ser acompanhada de perto pela entidade estadual. Por isso, entre outras metas, focamos na qualificação da advocacia paulista e no uso da tecnologia de forma inteligente e ágil a nosso favor.

Contudo, vale destacar que um aspecto que não muda é a defesa intransigente da nossa classe. Isto é: oferecer todo o apoio, enquanto instituição, para que nossas advogadas e nossos advogados possam ser respeitados ao exercer esse ofício tão nobre de guardiões da Justiça.

O papel da OAB SP é muito maior que isso, aliás. Além da defesa da advocacia, é preciso que a instituição apoie a atuação profissional do advogado, proporcionando meios de vida dignos com a profissão.

É por isso que, hoje, falamos em Universo OAB SP, que é a reunião de quatro frentes de apoio ao advogado: a Ordem paulista, propriamente dita, com toda a infraestrutura das subseções e suporte das prerrogativas; a CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo), com amparo à vida dos advogados nas questões de saúde e de lazer; a OABPrev-SP, que dá respaldo ao advogado no seu planejamento financeiro; e a ESA OAB SP (Escola Superior de Advocacia da OAB SP), que oferece qualificação profissional.

Por isso, em meio a tantas conquistas e desafios que ainda temos pela frente, nesta data tão especial, não poderia deixar de parabenizar todas e todos que, a cada dia, nos fazem chegar um pouquinho mais longe, entre os profissionais do Direito, funcionários da Ordem e membros da sociedade civil. Todos são figuras essenciais para materializar a nossa missão de acolher, qualificar e dar dignidade para a advocacia.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.