Cuidar da nossa pele vai além da aparência. Estamos falando do maior órgão do nosso corpo que sofre muitos impactos ao longo de todo o dia, seja da poluição, do sol etc.
Por isso, uma pele saudável e fortalecida funciona como uma barreira para inúmeros problemas, como alergias, dermatites, acne… Fora que, quando cuidamos bem da nossa pele, a gente acaba adiando os sinais de envelhecimento.
Além de uma alimentação saudável, beber bastante água e fazer atividade física, alguns procedimentos ajudam a tornar a pele mais saudável e bonita.
Como a medicina está sempre se reinventando, neste artigo falo de algumas tendências de tratamentos para este ano e trago dicas de cuidado. Vem comigo!
Conheça as tendências
1. Medicina estética ortomolecular
A estética ortomolecular significa corrigir as moléculas das células via nutracêuticos (tipo de alimento que ajuda a prevenir e tratar algumas condições) e cosmecêuticos (ou seja, cosméticos altamente funcionais).
Esse tipo de cuidado faz uso de suplementos via oral com compostos bioativos, ricos em vitaminas, minerais, aminoácidos e antioxidantes, ajuda a equilibrar as células, reduzindo disfunções estéticas e proporcionando uma pele mais saudável e radiante.
O conceito de estética ortomolecular está bem conectado ao fato de que a beleza começa de dentro para fora, assim, a estética ortomolecular abraça essa ideia e busca o equilíbrio do organismo como um todo.
2. Ozonioterapia
A ozonioterapia tem por objetivo melhorar a oxigenação dos tecidos e também fortalecer o sistema imunológico por meio de mecanismos celulares em resposta a um estresse oxidativo.
Ela pode ser aplicada para melhorar a circulação, a oxigenação sanguínea e aumentar as ações anti-inflamatórias e antissépticas.
Na medicina estética, a ozonioterapia tem mostrado eficiência em reduzir rugas, linhas de expressão e outros sinais de envelhecimento.
3. Terapias regenerativas
São os tratamentos que utilizam o próprio plasma rico em plaquetas (PRP) ou células-tronco para estimular a regeneração celular.
As terapias regenerativas são boas opções para rejuvenescimento facial e tratamento capilar.
4. Lifting de mama não invasivo
O lifting de mamas é uma intervenção estética que tem como objetivo rejuvenescer e remodelar os seios, proporcionando uma aparência mais firme e elevada.
É uma possibilidade para as mulheres que buscam melhorar a estética dessa região de forma menos invasiva, com recuperação mais rápida e resultado mais natural.
Essa abordagem de lifting permite que as pacientes voltem às suas atividades cotidianas em um curto espaço de tempo.
5. Tratamento de cicatrizes
As cicatrizes surgem por vários motivos, como marcas de acne, machucados etc., e acabam danificando a autoestima de muita gente.
Estamos vendo muito mais opções de tratamento para amenizá-las e uma delas, que tem ganhado destaque, é a utilização de terapias a laser específicas para o tratamento de cicatrizes.
Esses lasers estimulam a produção de colágeno na região afetada, suavizando a textura da cicatriz e melhorando sua coloração.
Além disso, a terapia a laser pode ser combinada com outras abordagens, como microagulhamento, que favorece a regeneração da pele e potencializa os resultados.
O que se mantém nos tratamentos
* Personalização
De uma forma geral, os tratamentos estéticos estão sendo pensados de forma personalizada para garantir a satisfação dos pacientes. Com a tecnologia e a ciência avançando, os profissionais podem agora oferecer terapias mais direcionadas às necessidades específicas de cada paciente.
* Tecnologias não invasivas
Cada vez mais é possível ter bons resultados sem a necessidade de cirurgias invasivas. Isso inclui procedimentos como radiofrequência, ultrassom microfocado, criolipólise (congelamento de gordura) e terapias a laser menos agressivas
O primeiro passo para se cuidar é buscar ajuda médica de um profissional que respeite suas necessidades e vontades.
E, mesmo que a medicina estética siga avançando, protetor solar e hidratação nunca saem de moda, não se esqueça!
Um grande abraço e até o próximo domingo,
Daniela Hueb
Médica, CRM-SP 96.027