CULTURA

Carnaval em Bauru não terá mais arquibancadas

A Secretaria de Cultura e Polícia Militar realizaram visita técnica ontem na avenida Jorge Zaiden, palco do evento

Por Guilherme Matos | 17/01/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Guilherme Matos

Da esquerda para a direita: Paulo Campos, Osvaldo Gonçalves Dias, da empresa de sonorização, e Jefferson Cabral, diretor da Divisão Operacional
Da esquerda para a direita: Paulo Campos, Osvaldo Gonçalves Dias, da empresa de sonorização, e Jefferson Cabral, diretor da Divisão Operacional

Faltam poucos dias para o início do Carnaval de rua de Bauru. Nos dias 10 e 12 de fevereiro, as escolas de samba e blocos de Bauru vão desfilar na Avenida Jorge Zaiden, no Jardim Contorno, local escolhido para substituir temporariamente o sambódromo - interditado por risco de colapso. Nesta terça-feira (16), a Secretaria de Cultura visitou a via que vai receber os carros alegóricos e informou, também, que recuou do plano da construção de arquibancadas.

A construção da estrutura para os foliões assistirem ao desfile com mais conforto foi anunciada em dezembro de 2023. No entanto, devido ao transtorno provocado, os moradores do Jardim Contorno solicitaram que as arquibancadas não fossem construídas. Seriam de 10 a 15 dias de avenida fechada para a montagem.

O evento contará com gradis, área de acessibilidade e uma novidade: uma praça de alimentação. De acordo com Paulo Campos, titular da Secretaria de Cultura, o proprietário do terreno emprestou o local para a prefeitura.

Para Campos, o espaço representa mais um avanço. "O ano de 2023 já foi um sucesso e será um prazer repetir a dose. Como em outros casos, a prefeitura busca apoiar os eventos da cidade e, a cada ano que passa, vamos melhorando a estrutura", afirmou.

A área de concentração das escolas e blocos será na rotatória e a dispersão será nas proximidades da avenida Nações Unidas. Para este ano, a Passarela do Samba foi aumentada, de 200 para 300 metros e a expectativa é de um público maior do que as oito mil pessoas que estiveram no ano passado.

SAMBÓDROMO

Uma perícia técnica realizada no Sambódromo em abril de 2023 reforçou o risco de colapso no solo do local e recomendou a manutenção da interdição da área, conforme noticiou o JC. A área está interditada desde 2019 em razão de um deslizamento que formou uma cratera de aproximadamente seis metros de profundidade e 40 metros de largura.

Para Paulo Campos, a iniciativa da prefeitura de consertar o lugar diferencia a gestão Suéllen das anteriores. "A gente perde quando não tem preocupação. O espaço [sambódromo] sempre foi maquiado, mas nunca se preocuparam em arrumar o solo. Essa gestão quer consertar de verdade".

EDITAL

Por falta de documentos, os cinco blocos de Carnaval de Bauru que participaram do edital de chamamento público e duas escolas de samba tiveram suas inscrições inabilitadas. No entanto, elas ainda podem recorrer até quinta-feira (18).

Paulo descarta a possibilidade da questão gerar problemas. "Eu acredito que todos que se inscreveram vão regularizar a situação e se habilitar para participar. É exatamente isso que queremos", ressalta.

A PM definiu que irá atuar com a Atividade Delegada na Fiscalização do Comércio Ambulante e na segurança (crédito: Joabe Guaranha/Prefeitura de Bauru)
A PM definiu que irá atuar com a Atividade Delegada na Fiscalização do Comércio Ambulante e na segurança (crédito: Joabe Guaranha/Prefeitura de Bauru)
Mapa do desfile (crédito: Prefeitura de Bauru)
Mapa do desfile (crédito: Prefeitura de Bauru)

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

4 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Fernando Henrique
    18/01/2024
    Muito bom ver que a administração está bastante preocupada com o carnaval, enquanto isso vemos unidades de saúde como o UPA. Bela vista, com aparelhos de ar condicionado quebrados, carrinhos de emergência empoeirados e uma desorganização total,.... Me lembrarei de tudo isso na próxima eleição! O time tá muito ruim!
  • Edson Araujo
    18/01/2024
    Palhaçada da melhor qualidade, e não o é q o sambódromo esteja interditado, está abandonado, mais um mandato e a prefeita q é acaba c o carnaval.
  • Tati
    17/01/2024
    Montem bloquinhos e coloquem o povo pra dançar tb!!!
  • FERNANDO
    17/01/2024
    Pão e circo a todo vapor... Tudo caro e novos impostos para a alegria e folia.