BACTÉRIA

H. pylori: dor no estômago, refluxo e vômitos


| Tempo de leitura: 2 min
Agência O Globo
Nattan, de 24 anos, deu uma pequena pausa na carreira 'por recomendação médica e fonoaudiológica'
Nattan, de 24 anos, deu uma pequena pausa na carreira 'por recomendação médica e fonoaudiológica'

O cantor Nattan, de 24 anos, deu uma pequena pausa na carreira "por recomendação médica e fonoaudiológica". O artista contou que começou a ter problemas de saúde há três meses, por conta de uma infecção pela bactéria Helicobacter pylori (H. pylori).

Um tratamento com "fortes antibióticos" acabou provocado um quadro de refluxo - retorno involuntário do conteúdo ácido do estômago para o esôfago -, que só pôde ser tratado após o fim do uso dos medicamentos contra a bactéria. Com isso, Nattan disse que ficou com as cordas vocais prejudicadas. Ele está com um edema na garganta; ou seja, um inchaço causado por inflamação.

"A consequência desse quadro é uma forte rouquidão e afonia em casos de grande esforço por longo tempo. A pausa é necessária para a plena recuperação. Nattan agradece o entendimento e o acolhimento que o momento requer e, em breve, voltará aos palcos com toda sua energia", diz um trecho do comunicado do artista, que se apresentou no Réveillon de Copacabana.

A H. pylori é uma bactéria comum, encontrada no estômago de cerca de metade da população mundial, e tem capacidade de resistir à acidez do suco gástrico. Segundo informações da Rede D'Or, nem todos os infectados apresentam problemas, mas, entre eles, são comuns ocorrências de indigestão, gastrite e úlcera.

Em casos de complicações mais graves, como de inflamação crônica, a H. pylori pode causar câncer de estômago. Embora ainda não se saiba todos os motivos que determinam a vulnerabilidade à bactéria, lugares com carência de saneamento básico, por exemplo, sofrem um maior impacto da H.pylori, que é frequentemente contraída na infância.

A bactéria é transmitida por meio de água e alimentos contaminados, além do contato com fezes ou saliva de indivíduos infectados.

De acordo com o Hospital Albert Einstein, existem oito principais sinais de infecção: dor no estômago ou no intestino; diminuição no apetite; sensação de queimação na barriga; náuseas e vômitos; sensação de estufamento; arrotos com frequência; presença de sangue nas fezes e emagrecimento inesperado ou progressivo.

Cura com antibióticos

Existe tratamento para a H. pylori capaz de curar a infecção. Ele envolve o uso de antibióticos por até duas semanas, que devem ser administrados mediante prescrição médica e de forma adequada, para garantir que a bactéria não sobreviva e crie resistência à intervenção terapêutica.

Além disso, podem ser utilizados medicamentos para reduzir a acidez estomacal e, consequentemente, os sintomas da infecção - as úlceras, por exemplo, são provocadas pelo contato com o ácido a partir dos danos na parede estomacal causados pela H. pylori.

Comentários

1 Comentários

  • Juliana Aparecida 02/02/2024
    Como é a dor de quem tem Hyplori porque sinto dor no estômago que responde pras costas