Na última década, uma onda de inovação varreu todos os cantos do cenário global de pagamentos. Como resultado, as necessidades dos participantes nesse mercado evoluíram e continuam a evoluir a um ritmo substancial. Abaixo estão as previsões da LexisNexis Risk Solutions para as principais tendências em pagamentos a serem observadas em 2024.
1- Os pagamentos conta a conta (A2A) disparam
Os pagamentos conta a conta (A2A) contornam intermediários, como cartão de crédito e processadores de pagamento, permitindo que o dinheiro seja transferido diretamente da conta de uma parte para outra conta instantaneamente. Isso as torna mais rápidas, convenientes e menos dispendiosas do que as transferências bancárias tradicionais.
Embora os pagamentos A2A não sejam novos, a tecnologia API e a mudança para o open banking forneceram as condições para que os pagamentos A2A decolassem. A perspectiva é de que o rápido crescimento continue, em sintonia com a maior adoção mundial de soluções de pagamento digital instantâneo para o varejo e uso corporativo.
• Pagamento A2A é menos caro para empresas
• Oferece segurança aprimorada por meio de autenticação multifator
• Maior comodidade para os clientes
• As receitas globais de pagamentos atingiram US$ 2,2 trilhões em 2022
• Mais de US$ 525 bilhões registrados nas transações globais A2A em 2022
• Aumento projetado de 82% nos volumes de pagamentos sem dinheiro em todo o mundo entre 2020-2025
2- Explosão nas fraudes de pagamentos
Com os pagamentos online e os sistemas de pagamento em tempo real se tornando a norma, a fraude de pagamento por push autorizado (APP na sigla em inglês) é mais prevalente do que nunca. Na verdade, é a ameaça de fraude número um em todo o mundo, superando a fraude com cartões e o roubo de identidade.
A fraude de APP é perpetrada quando os fraudadores usam técnicas de engenharia social, como golpes de falsificação de identidade, para enganar consumidores desprevenidos e fazê-los enviar um pagamento. O combate à fraude de APP continua sendo um desafio porque acontece em tempo real e não pode ser revertido. Esperamos uma adoção mais ampla da confirmação do beneficiário (CoP na sigla em inglês) e controles semelhantes para moderar as fraudes de APP daqui para frente.
• 20% dos consumidores em todo o mundo foram vítimas de fraude de pagamento - quase 27% dessas ocorrências foram relativas a fraude de APP
• 78% das fraudes de APP tiveram origem online em 2022
• US$ 40,62 bilhões é o custo esperado da fraude para instituições financeiras em todo o mundo até 2027
• Na América Latina, 41% das fraudes relacionadas à identidade ocorrem no processo de pagamentos, ante 40% na EMEA (Europa, Oriente Médio e África), 39% na APAC (Ásia-Pacífico) e 36% na América do Norte
• Estima-se que as perdas com fraude de APP no Reino Unido, na Índia e nos EUA dupliquem até 2026, atingindo US$ 5,25 bilhões
3- Reduzir o custo dos pagamentos torna-se imperativo
Uma confluência de fatores, desde taxas de juro elevadas até mercados de crédito voláteis, está aumentando o custo dos pagamentos e tornando a gestão da liquidez cada vez mais desafiadora. Os controlos de compliance, que são especialmente elevados para pagamentos internacionais, aumentam ainda mais os custos.
A automatização dos processos de pagamentos para acelerar o processamento, reduzir pagamentos malsucedidos e prevenir fraudes continuará a ser o principal foco das empresas que procuram reduzir custos em 2024.
• US$ 2,7 trilhões é o valor que as empresas gastam a cada ano processando faturas manualmente
• US$ 12 é a taxa média global para cada pagamento rejeitado ou reparado
• O compliance regulatório é o principal fator que impulsiona o aumento dos custos de compliance contra crimes financeiros
• Cada US$ 1 de fraude custa US$ 3,75 aos comerciantes de varejo e comércio eletrônico dos EUA
• Cada transação fraudulenta na região Ásia-Pacífico (APAC) custa às empresas quase 4 vezes o valor da transação fraudulenta.
4- Empresas buscam eficiência
As empresas estão cada vez mais fazendo operações de pagamentos internamente para obter maior controle e oferecer uma melhor experiência ao cliente. Isso impulsionou o crescimento de sistemas de gestão de tesouraria corporativa que são capazes de gerir a liquidez e proporcionar ganhos de eficiência, oferecendo um hub centralizado para todas as atividades de pagamentos, incluindo o encaminhamento de pagamentos.
Com o processamento mais rápido e a visibilidade em tempo real que estes sistemas oferecem, a expectativa é de que o número de empresas que geram as suas próprias operações de pagamento aumente significativamente.
• 90% dos tomadores de decisão afirmam que as operações de pagamentos causam dores de cabeça aos seus negócios
• Mais de 75% dos CEOs planejam investir na automação de processos e sistemas
• 62% dos profissionais de pagamentos citam o aumento da eficiência como a principal prioridade na automação de pagamentos e nos pagamentos eletrônicos
5- Banking as a Service (BaaS) ganha impulso
Os bancos estão transformando as suas operações de serviços de pagamento e diversificando as receitas oferecendo recursos de pagamentos em tempo real a empresas e outros clientes através de APIs.
Esta abordagem BaaS permite que os bancos se tornem parceiros de canal e revendam soluções de roteamento de pagamentos para clientes finais, fornecendo às empresas uma solução holística para gerenciar a crescente complexidade do roteamento de pagamentos. Com uma taxa de retorno potencial do investimento (CAGR, de Compound Annual Growth Rate) de mais de 15%*, espera-se que o BaaS ganhe uma adoção ainda mais ampla nos próximos anos.
• Estima-se 3,6 bilhões de usuários de serviços bancários digitais até 2024
• Quase US$ 66 bilhões é o valor esperado do mercado de BaaS até 2030 (US$ 18 bilhões em 2021)