SAÚDE

Mitos desvendados sobre a pele: como se cuidar melhor

Por Daniela Hueb |
| Tempo de leitura: 3 min

A gente ouve muita dica de como cuidar da pele por aí, seja de amigos, colegas, familiares ou até mesmo lê informações ou assiste canais falando do tema que nem sempre estão cobertos de razão. Pior, às vezes estão errados e a gente toma aquilo como verdade.

Por isso, na coluna deste domingo, resolvi abordar alguns mitos sobre a pele e esclarecer se eles são mitos mesmo ou fazem sentido.

1. "Pele oleosa não precisa ser hidratada."

Um dos mitos mais persistentes é que a pele oleosa não precisa de hidratação. Grande mentira, viu? Na realidade, a hidratação é essencial para todos os tipos de pele, incluindo a pele oleosa. Hidratação vem da água e oleosidade, da produção de sebo de nossa pele, ou seja, não estão relacionados.

Você precisa optar por produtos de hidratação adequados para pele oleosa, livres de óleo, para manter o equilíbrio natural da pele, prevenindo o ressecamento e a produção excessiva de sebo. Pele hidratada é mais resistente, inclusive a acnes, alergias, rugas etc.

2. "Toxina botulínica é indicada apenas para pessoas mais velhas, com rugas profundas."

A toxina botulínica, conhecida comercialmente como Botox, é frequentemente associada a rugas e linhas de expressão em pessoas mais velhas. Porém, considerando o rejuvenescimento da pele, a indicação da aplicação da toxina é mais interessante para peles que apresentam os primeiros sinais de rugas, a partir dos 25 anos, porque ajuda a evitar as rugas mais profundas.

Para peles maduras, com essas rugas mais profundas, há outras opções de tratamento, como o ultrassom microfocado e lasers.

3. "Câncer de pele só aparece em peles brancas."

Este mito é perigoso e não tem nada de verdade, pois sugere que pessoas com peles negras ou morenas estão imunes ao câncer de pele. Na verdade, o câncer de pele afeta todas as tonalidades de pele, embora as pessoas de pele clara tenham um risco ligeiramente maior.

A verdade é que o uso de protetor solar e exames regulares de pele com seu médico dermatologista são importantes para todo mundo, não importa a cor de pele.

4. "Estrias vêm do efeito sanfona."

Esse mito tem um fundo de verdade, já que as estrias podem ocorrer devido ao rápido estiramento da pele, como durante a gravidez ou ganho de peso rápido. No entanto, elas não são exclusivas do efeito sanfona. Genética e fatores hormonais também desempenham um papel importante na formação de estrias.

A prevenção de estrias envolve a manutenção do peso, exercícios físicos que tonificam os músculos e boa hidratação da pele — quando bem hidratada, a pele fica mais resistente.

5. "Pele oleosa precisa ser lavada com frequência."

Lavar a pele em excesso, especialmente se for oleosa, pode piorar o problema. A lavagem excessiva retira os óleos naturais da pele, levando a um aumento na produção de sebo para compensar.

O ideal é lavar o rosto pela manhã e antes de dormir com produtos certos para seu tipo de pele, por exemplo, para peles oleosas itens com ácido salicílico são mais indicados. Converse com seu dermatologista para acertar a escolha!

6. "Produtos caros são sempre melhores para a pele."

Preço não é igual a eficácia, então esse é mais um mito. Há muitos produtos acessíveis no mercado que são eficazes e seguros para a pele. A chave está em escolher produtos que atendam às necessidades da sua pele, independentemente do preço.

7. "Tratamentos contra celulite são definitivos"

Esse é um mito dos grandes. Por mais eficiente que seja o tratamento contra a celulite, se você tiver uma vida sedentária, consumir mais calorias do que gasta e usar roupas muito apertadas, eventualmente a celulite volta.

Os procedimentos estéticos contra celulite são eficientes, mas eles não livram você de ter uma alimentação equilibrada e fazer exercícios físicos.

Sanei suas dúvidas? Lembre-se sempre de compartilhar informações corretas e, na dúvida, busque ajuda médica.

Comentários

Comentários