OPINIÃO

Repetição da lição

Por Paulo Hayashi Jr. | 02/01/2024 | Tempo de leitura: 1 min

O autor é doutor em Administração. Professor e pesquisador da Unicamp

No mundo-escola, aprender e amar são os verbos conjugados na existência. Todavia, nem sempre as vitórias vêm conforme o desejado. Nesta situação, repetir a lição é essencial para que não haja falhas no conjunto de conhecimentos. Repetir também é uma forma de internalizar e consolidar o domínio do conteúdo. Então, repetição e educação apresentam estreita ligação, o que possibilita ao indivíduo as condições para agir de modo a transcender o modo antigo. Apenas assim, com a consciência de uso e domínio é possível mudar de patamar, de uma situação de dependência para outra superior.

A rebeldia pela repetição na educação então se trata do inchamento do ego e da vaidade. O que gera atrasos e desvios da consciência que poderiam ser melhor empregados com a intensificação do esforço ou da disciplina. Quem se propõe a maestria sabe que cada passo bem consolidado é essencial para que, no futuro, o indivíduo possa se destacar de modo a ter a técnica, o conhecimento e, principalmente, o talento polido.

Este último, apenas com a paciência e o esforço do aprimoramento contínuo possibilita a melhora de vez. É não se contentar com o suficiente para adentrar no modo da perfectibilidade. Quem se propõe à perfeição sabe da necessidade de ser crítico de seus pontos fracos e de se esforçar com vontade e consciência para a superação de si. É ser reformador interno, de suas más tendências, arestas e pontos de melhoria. Quem se propõe a tal finalidade sabe que não tem tempo para perder, pois Deus aguarda o retorno do filho gentil.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.