ORGANIZAÇÃO

Decoração das festas: é hora de guardar!

Por Lísia Vargas | 30/12/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Todos nós decoramos nossos lares para as festas, uns mais, outros mais discretamente. Essa cultura está crescendo a cada ano. Então, depois de saborear as delícias das festas, é a hora de dar adeus à decoração natalina e retirar os enfeites. A data, que habitualmente é marcada, dia 06 de janeiro, Dia de Reis, será no próximo sábado. E hoje vou passar algumas sugestões para você organizar os enfeites de Natal, de um modo prático e que preserve todas as peças. É importante que você siga alguns passos básicos da organização.

 1.Descarte - Antes de armazenar a sua decoração, que tal praticar o desapego e descartar as peças com pequenos danos ou quebradas? Aproveite o clima de renovação do novo ano para reciclar as suas peças, doando alguns itens e guardando apenas o que realmente vale a pena.

2.Categorize - chegou a hora de separar, por "famílias", todos os itens decorativos. Aqui, a dica é organizar em caixas distintas as peças utilizadas para compor a árvore de Natal, as peças maiores de decoração, dos itens gerais da casa, dos acessórios para a mesa posta. Para isso, o melhor é utilizar recipientes impermeáveis, gosto das caixas plásticas transparentes, assim fica muito mais fácil a visualização, para identificar o conteúdo.

3.Outra dica é evitar armazenar as peças em suas embalagens originais, uma vez que estas podem ser "super" volumosas, ocupando mais espaço. Para se livrar das antigas embalagens, você pode apostar em produtos como o plástico bolha, papel reciclado, papel de seda.... No caso das bolinhas para a árvore, existem caixas próprias para bolas. Mas se usar a criatividade você pode encontrar várias soluções com baixo custo, por exemplo: para as bolas pequenas, uma ótima opção são as caixas de ovos, deixando todas organizadas e seguras.

4.Já para as peças de mesa, como toalhas, guardanapos e jogos americanos, o ideal é que todos sejam armazenados limpos e, de preferência, em "packs" em TNT, específicos para esse fim. Podem ser acomodados em gavetas ou armários de pouco uso, se você tiver esse espaço... Com isso, os seus itens ficarão protegidos e em perfeito estado para quando for preciso.

5.Identificação - crie titulos e subtítulos, identificando o que há ali armazenado. Tema e conteúdo: Natal / bolas; Natal / laços, presépio, guirlanda...

6.E a rainha da festa, a tão volumosa árvore de Natal? Hoje existem embalagens específicas para guardá-la, geralmente de TNT, no formato de uma bolsa comprida com alças. È muito prática. Mas antes, separe os galhos em grupos, por tamanho, desarme cada um deles, aproximando todos os galhos menores do galho principal, aí então enrole cada grupo em plástico filme, bem apertadinho, formando um pacote por grupo. Agora sim, guarde dentro da "bolsa" ou caixa própria.

Viu como é fácil e prático? Bom trabalho!

Abençoado 2024, com muita paz!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.