Lucianópolis - Das 13 equipes da Escola Estadual Professora Célia Primo Calil que participaram da Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta para Todos (ONHB-A), oito garantiram medalhas de ouro, bronze e cristal para a cidade de Lucianópolis, na região da Diretoria de Ensino de Bauru.
A Olimpíada Nacional sobre História do Brasil é organizada de forma online e desenvolvida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desde 2021. A prova, que ocorre entre 23 de outubro e 18 de novembro, é realizada em equipes compostas por três estudantes e um professor orientador.
Em quatro semanas de competição, os estudantes receberam questões de análise de documentos e tarefas. Nessa 3ª edição, na tarefa discursiva, os alunos foram convidados a refletir sobre formas de violência de gênero, que geram silenciamentos e situações humilhantes.
Cada equipe da Escola Estadual Professora Célia Primo Calil selecionou relato de alguém que foi vítima dessa forma de violência. Em seguida, comparou situações semelhantes no Brasil e no mundo, analisou as raízes históricas e apresentou propostas de solução para a desconstrução dessa forma de preconceito. O trabalho contou ainda com uma parte visual, pautada na seleção ou produção de imagem sobre o tema.
Segundo a professora Carla Izabel Amaro Brólia, orientadora das treze equipes pertencentes à escola, os alunos puderam desenvolver a atitude historiadora, diretriz presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo Paulista.
A EE Célia Primo Calil contou com treze equipes do Ensino Fundamental e Médio, oito delas alcançando a fase final da competição. Após semanas de discussão e trabalho em sala de aula e em reuniões online no contraturno, o resultado se consolidou em duas medalhas de ouro e uma de bronze no Ensino Médio e duas medalhas de ouro e uma de bronze também no Ensino Fundamental.