COLUNISTA

'Alegrai-vos! O Senhor está próximo'

Por Dom Caetano Ferrari | 16/12/2023 | Tempo de leitura: 3 min

Bispo Emérito de Bauru

Neste terceiro domingo do Advento, ao se iniciar a santa Missa, a terceira vela que se acende na coroa do Advento é de cor rosa, sinal da alegria, porque o Natal está chegando. Flores podem enfeitar o altar, a fim de nos animar a prosseguirmos jubilosamente. A razão dá-nos a Antífona da entrada à Missa que ecoa São Paulo: "Gaudete in Domino semper!", isto é, "Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo, alegrai-vos! O Senhor está bem perto" (Fl 4,4s).

No trecho evangélico de hoje, João Evangelista apresenta João Batista como homem enviado por Deus para testemunhar a luz, a fim de que todos chegassem à fé. Este foi o testemunho que o Batista deu aos sacerdotes e levitas que o interrogaram sobre a sua identidade: "Eu não sou o Messias. Eles perguntaram: Quem és, então? És tu Elias ou o profeta? Ele respondeu: Não sou. Quem és, afinal? O que dizes de ti mesmo? João declarou: Eu sou a voz que grita no deserto: aplainai o caminho do Senhor. Eles lhe perguntaram: Por que então andas batizando se não és o Messias, nem Elias, nem o profeta? João respondeu: Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias". Tanto neste domingo como no domingo passado a Liturgia nos apresenta a figura de João Batista como modelo de preparação para o Natal. Lá no Evangelho de Marcos, aqui no de João Evangelista. O Batista é uma das figuras bíblicas das mais importantes, sobretudo porque ele dá testemunho de Jesus, se declara humildemente como "voz que grita no deserto" e convida a todos a se deixarem encontrar pelo Senhor que vem, e para tanto a se prepararem, dignamente, e a viverem esta extraordinária experiência do encontro com Deus em suas vidas. Dar testemunho de Jesus é a missão de todo cristão. O mundo precisa de testemunhas de Deus, que não se gloriem de vantagens pessoais nem falem de si mesmas, mas que se reconheçam humildes e inclusive pecadoras e, assim sendo, proclamem as maravilhas que o Senhor vem fazendo em suas vidas e na vida da humanidade. Aqui vem, maior de todos, o exemplo da Mãe do Senhor, a Virgem Maria, a Imaculada sem pecado, que, no entanto, testemunhou: "O Senhor olhou para a humildade desta sua serva e fez em mim maravilhas. Santo é o seu nome" (Lc 1, 38). O "Magnificat" da Virgem Maria exprime maravilhosamente o tom fundamental da alegria cristã (cf. Lc 1,46-50). São Francisco de Assis viveu segundo esse espírito: "Quem sois Vós, ó Senhor, e quem sou eu? Vós, o Criador de todas as coisas, eu, um vermezinho, ínfimo servo vosso".

Pergunto-lhe, prezado leitor e leitora, a esta altura do Advento, como está a sua preparação para o Natal? Fazendo eco às palavras do Batista, qual o seu testemunho de Jesus? Como está a sua vida de oração e de prática das boas obras? Lembre-se que ainda há tempo para começar.

O nosso Deus é um Deus que salva, um Deus da paz e da alegria. Supliquemos ao Pai para que sejamos as testemunhas da alegria de merecer receber de novo neste Natal a vinda de Jesus e a sua paz na terra aos homens e mulheres de boa vontade.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • ANDRÉ LUIS GIOVENAZO SEGUEDIM
    20/12/2023
    Maravilhas virão neste Natal com fé e esperança no Cristo salvador