COLUNISTA

Dezembro Verde: Mês de conscientização contra abandono e maus tratos aos animais

Por Thaís Viotto | 16/12/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (COMUPDA) e da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru (CPDA OAB Bauru)

A Coluna Animal dessa semana, seguindo a linha de discorrer sobre os meses temáticos relacionados aos animais, vai discorrer sobre o dezembro Verde que é o mês escolhido para conscientizar as pessoas sobre o abandono e maus tratos aos animais, considerando que se trata de um mês de férias em que muitos tutores viajam e abandonam seus pets ou mesmo deixam em casa sozinhos por muito tempo enquanto viajam. Foi proposto na Câmara dos Deputados, o projeto de lei número 5481/2020, cujo objetivo é criar ações de conscientização sobre o abandono de animais.

A prática do crime de maus tratos e abandono, infelizmente, acontece o ano todo. O abandono de animais é crime previsto no artigo 32 da Lei Federal 9.605/98 e na Lei 14.064/20 que prevê até a prisão de quem praticar maus tratos contra cães e gatos. Porém em dezembro, mês de férias escolares e férias prolongadas, observamos que aumenta em muito o número de pets abandonados, por isso a importância de conscientizar sobre o sofrimento que o abandono provoca e as consequências dessa prática.

Considerando que o pet já faz parte da família, para quem for viajar, ainda que a viagem  seja  curta e não puder levar o pet, recomenda -se que se contrate serviços especializados em cuidar de pets como serviços de baba pet que é oferecido no próprio lar do pet em que a chamada “baba” vai cuidar do pet e também o serviço de hospedagem em que o pet fica hospedado durante o período de viagem da família em uma espécie de hotel pet ou clínica veterinária.

Antes de contratar o serviço, é importante pedir referencias da pessoa ou empresa que está sendo contratada para executar o serviço, evitando assim surpresas desagradáveis. Afinal de contas, o serviço está sendo contratado para proporcionar segurança e tranquilidade para o pet e para sua família. Hoje em dia com as redes sociais, fica mais fácil buscar referencias de quem pretendemos contratar.  Também é importante contratar o serviço com antecedência e nunca deixar para a última hora porque pode ser que as babas e as hospedagens destinadas aos pets já estejam lotadas.

Caso você presencie alguma cena de maus tratos ou abandono é importante fazer provas como tirar fotos, fazer vídeos e enviar para a delegacia de polícia civil através do site ou mesmo ir pessoalmente a uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência. Além da polícia também é importante enviar essas informações para a prefeitura, mais especificamente para o Departamento de Proteção Animal na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, cujo contato é: fone: (014) 3239-2766 / (014) 3234-6849 / (014) 3223-3928, Rua Wenceslau Braz 8-08, Vila Souto, das 8h às 12h e das 13h às 17 hs e o e-mail é: meioambiente@bauru.sp.gov. Vamos juntos na onda do Dezembro Verde contra o abandono e maus tratos aos animais. 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.