POLÍTICA

Líder da prefeita em Bauru diz que ‘muito foi feito neste ano’; oposição contesta

Miltinho Sardin (PRD) citou uma série de ações do governo realizadas em 2023, a maioria das quais envolvendo asfalto

Por André Fleury Moraes | 12/12/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

André Fleury Moraes

Vereador Coronel Meira (União Brasil) listou pontos do plano de governo de Suéllen e criticou falta de ações
Vereador Coronel Meira (União Brasil) listou pontos do plano de governo de Suéllen e criticou falta de ações

A oposição ao governo Suéllen Rosim (PSD) protagonizou uma dura discussão com o líder da prefeita na Câmara, o vereador Miltinho Sardin (PRD), após uma fala de José Roberto Segalla (União Brasil) criticando a administração municipal por falta de projetos.

Segalla comentava a iniciativa de moradores do Jardim Estoril 2 em torno de uma minuta do que o bairro deseja para o Plano Diretor. Como noticiou o JC neste final de semana, a Associação de Moradores e Proprietários do bairro iniciou uma mobilização para elaborar um projeto nesse sentido e encaminhá-lo aos poderes Executivo e Legislativo municipais.

"O final do ano é a época em que fazemos reflexões, sobre o que erramos e no que melhorar. E estou um pouco preocupado. Se a nossa prefeita [Suéllen Rosim] fizer isso, vai ter uma decepção", afirmou Segalla.

"Ela recebeu uma prefeitura cujo prédio estava caindo, com um andar inteiro interditado. Três anos depois, o prédio continua caindo e o andar, interditado. Ela recebeu uma prefeitura sem que a Estação de Tratamento de Esgoto [Vargem Limpa] estivesse finalizada. Três anos depois, segue na mesma situação", criticou.

Segalla também mencionou o Plano Diretor, que continua vencido, a falta da Lei de Zoneamento e também da lei dos ambulantes, cuja regulamentação já foi defendida pelo governo. "O que há para festejar, afinal?", indagou.

Miltinho Sardin subiu na tribuna momentos depois e criticou a declaração de Segalla. "Claro que são coisas importantes, mas as pessoas se esquecem de citar as coisas boas. Parece que não anda, que não sai de casa ou que faz vista grossa", criticou.

O líder da prefeita começou em seguida a elencar os investimentos feitos em asfalto e passou cerca de quatro minutos lendo um papel com as vias que estão sendo recapeadas. "Não sabe? Vai se informar", afirmou.

O parlamentar também citou a licitação de revitalização do Calçadão da rua Batista de Carvalho, obras de drenagem em três bairros - especialmente o Jardim Rosa Branca - e duplicação de avenidas.

Sardin também apontou reformas em escolas e a finalização de unidades escolares e a instalação de semáforos e sinalização. "Tem coisa para fazer? Claro, mas [o governo] está fazendo mais do que os antecessores".

Um dos últimos a discursar, o vereador Coronel Meira (União Brasil) estendeu as críticas de Segalla ao próprio plano de governo apresentado pela prefeita quando das eleições de 2020, das quais ela saiu vitoriosa.

Meira leu quase todos os itens das oito páginas do plano e perguntou aos colegas onde foram implementadas as medidas que constam do documento. "Um dos pontos defendidos no plano é a desburocratização da Seplan para agilizar a emissão de alvarás. Teve isso?", perguntou.

"[O plano prevê] reduzir o número de secretarias e de cargos comissionados. Isso aumentou. Também cita a realização de um estudo para identificar problemas estruturais nas unidades de ensino. Houve alguma mudança?", perguntou à vereadora Estela Almagro (PT), que indicou "não" com a cabeça.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

15 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Terezinha Almeida
    19/12/2023
    E os governos anteriores não tinham críticas. Agora, como é mulher, cristã, patriota, os do contra querem criticar. Por que não se candidatam ao cargo? Sabem que jamais serão eleitos, né?
  • Carlos Augusto dos Santos
    15/12/2023
    Criticar só por Criticar é fácil, o difícil é apresentar solucoes,acredito que se os vereadores se unissem e buscassem ideias que solussonassem os problemas da cidade,duvido que a prefeita não acataria.????
  • Terezinha Almeida
    12/12/2023
    Cadê os projetos dos vereadores que criticam a prefeita? Estão cegos? Ou estão priorizando os ricos do Estoril? Qual é!!! Os prefeitos anteriores NADA. fizeram e em pouco tempo Bauru já mostra mudanças nessa administração. Perseguem a mulher. Discriminação, vão calçar as sandálias dela, Eita povo inerte e invejoso. TB vcs tem preconceito religioso. Criticam só pq ela é evangélica. Saibam, essa é a diferença. È Deus que comanda a vida da Prefeita. Sejam honestos com vcs mesmos e admitam que essa mulher., jovem, bonita, jornalista e evangélica, fora outros atributos, ela trabalha muito. A inveja vai corroer vcs, Aguardem. Deus TD vê e Dele vcs não escaparão.
  • Emerson
    12/12/2023
    Segalla, um interesse individual, não está acima de interesses coletivos! Aprenda isso!
  • Bete
    12/12/2023
    Querem que acelerem a emissão de alvarás para as construtoras que só fazem prédios e q o povo nem tem poder aquisitivo de compra? Isso é um interesse apenas de um grupo de empresários e não, interesse real do povo!!! Bora prefeita! Chega daquele lance dos donos de Bauru empacarem a cidade toda só tendo em vista os interesses de pequenos grupos! Bora!!!
  • Silvia
    12/12/2023
    Bora desenvolver cada mais esta cidade que abriga estudantes de todo o país!!! O Parque Vitória Régia é muito escuro à noite! Locais para a diversão pública, hj em dia, precisam ser bem iluminadas senão ninguém quer usar por medo! Vamos deixar Bauru mais linda!!! *..*
  • Fernando
    12/12/2023
    Adoro Bauru e penso que muita coisa se fez sim e há muita coisa a se fazer em virtude da estagnação política que já vivemos no passado e que só atrasou o desenvolvimento da cidade. Tá na hora da economia expandir pras Nacoes Norte e desenvolver aquele lado da cidade com restaurantes, novos comércios, areas de integração, monitoramento por câmeras de segurança com inteligência artificial para a diminuição de furtos e crimes... é isso aí! Queremos Bauru cada vez mais linda E melhor pra se morar!
  • Hugo
    12/12/2023
    Queremos que a saúde de Bauru funcione bem como em Agudos! Sim, logo aqui do lado, funciona e é excelente! Precisamos que Bauru seja excelência nesta contenção que há atualmente.
  • Deinha
    12/12/2023
    Precisamos que baixem o IPTU! O povo não ganha tudo isso pra pagar não! Ou então, melhorem os salários do povo bauruense! Esse IPTU de Bauru é mais caro que o IPTU de Brasília, onde os imóveis são super valorizados! Eu diria que em Bauru, o IPTU está o dobro de Brasília DF.
  • Teodoro
    12/12/2023
    Melhorem os salários, pois não adianta a cidade se manter pelo o comércio e os funcionários não terem poder de compra pq ganham muito pouco! Olhem no Habibs das Nações todas as manhãs e tardes, como tem gente saindo de Bauru e indo trabalhar na Capital! Ali é ponto de apoio pras caronas solidárias... vamos segurar nossos profissionais em Bauru!
  • Vidinha
    12/12/2023
    Além das creches, os bairros precisam de brinquedos infantis pra criançada sair da frente das telas! Façam algo em frente aos Minha Casa Minha Vida! Criem políticas públicas para o engajamento desse pessoal com o estudo e trabalho, pois muitos jovens ficam ali só a serviço do tráfico! Muda Bauru! Não nos tornemos um local violento como temos visto outras cidades na TV.
  • Tati
    12/12/2023
    Eles precisam investir mais na qualidade de vida das pessoas nas Vilas... Já até postei aqui e vi q S Geraldo, muiiiiita gente caminha pela manhã e à tarde nas calçadas e ruas. Lembro que atrás do Posto de Saúde tem um espaço excelente pra fazer uma área de caminhada c aqueles aparelhos de academia, ponto com água e iluminação solar. Isso devia ser um projeto pra todas as vilas. A moçada precisa ter atividade noturna pra evitar o envolvimento c o crime organizado, então criem quadras de futebol c instrutores (chamado esporte da meia noite), q tira os jovens das ruas e os concentra em atividades esportivas. Qualidade de vida traz saúde e bem estar!
  • Tati
    12/12/2023
    Trabalharam sim! Só que precisam envolver mais a população em suas próprias necessidades, com uma gestão participativa.
  • Fábio José Custódio
    12/12/2023
    Sem querer defender politicamente quem quer que seja, talvez seja bom lembrar a \"desinteressada oposição\", de que não cumprir a risca planos de governo em Bauru, não é uma exclusividade da atual administração. Não que sirva de justificativa, mas tornou-se uma prática corriqueira, e o povo há muito já sabe disto! Por outro lado, será que para o bem da população, não é melhor priorizar determinadas demandas públicas que realmente afetam os munícipes, do que se \"debruçar\" somente sobre questões técnicas, legislativas e jurídicas, que podem vir a causar prejuízos futuros aos cofres públicos e indiretamente à cidadão? Será que a maioria da população bauruense que acorda todo dia cedo para trabalhar, esta muito preocupada e apreensiva com a desburocratização da Seplan, como os rumos do plano diretor ou com a concessão do sistema de esgoto???? Refletir.......
  • Jorge Hamilton Quatrina
    12/12/2023
    ...meu sempre me dizia está frase : - O macaquinho, \"senta no seu rabinho\" e fica olhando o do vizinho !!! Pimenta nos olhos \"dos outros\" ...é groselha ! KD OS VEREADORES...SERVEM SÓ PARA \"VERE A DOR\"...E SEUS SALÁRIOS ? OU PARA FAZER \" O PÔ SIÇÃO\" ??