COLUNISTA

Amanhã

Por Hugo Evandro Silveira | 10/12/2023 | Tempo de leitura: 4 min

Pastor Titular da Igreja Batista do Estoril

Grande parte das pessoas compreende a esperança como um desejo, como quando se espera que algo ocorra. Isso contrasta com a perspectiva bíblica sobre a esperança. A definição bíblica de esperança é caracterizada como "expectativa confiante". A esperança bíblica implica uma segurança sólida em relação a coisas que ainda não são vistas aos olhos (Romanos 8.24,25; Hebreus 11.1,7). A esperança é um componente indispensável na vida dos que esperam (Provérbios 23.17-18). Sem esperança, a existência perde seu propósito..

A compreensão da esperança no Novo Testamento reside na ideia de que as promessas do Antigo Testamento são cumpridas em Cristo (Mateus 12.21; 1 Pedro 1.3). A base da esperança cristã está na fé em Cristo como redentor divino (Gálatas 5.5). A existência da esperança dos cristãos é efetivada pela presença do Espírito Santo, conforme prometido (Romanos 8.24,25). Essa esperança engloba a ressurreição futura dos mortos (Atos 23.6), as promessas feitas a Israel (Atos 26.6-7), a redenção do corpo e de toda a criação (Romanos 8.23-25), a glória eterna (Colossenses 1.27), a vida eterna e a herança dos santos (Tito 3.5-7), o retorno de Cristo (Tito 2.11-14), a transformação à semelhança de Cristo (1 João 3.2-3), a salvação providenciada por Deus (1 Timóteo 4.10) viver no reino na presença de Cristo (1 Timóteo 1.1).

O crente é fortalecido pelas palavras de Jesus, orientando-o a esperar por um futuro glorioso. A segurança desse amanhã abençoado é afixada pela presença do Espírito Santo (Romanos 8.23-25), pela residência de Cristo em nós (Colossenses 1.27) e pela ressurreição de Cristo (1 Coríntios 15.4-22). A esperança é cultivada pela resistência diante do sofrimento (Romanos 5.2-5). Aqueles que aguardam em Cristo testemunharão Sua exaltação na vida e na morte (Filipenses 1.20). As promessas confiáveis de Deus são a fonte da nossa esperança (Hebreus 6.18-19), e podemos nos orgulhar dela (Hebreus 3.6) e exibir grande confiança em nossa fé (2 Coríntios 3.12). Em contrapartida, aqueles que não depositam sua confiança em Deus são considerados desprovidos de esperança (Efésios 2.12; 1 Tessalonicenses 4.13).

Portanto a expectativa é tão imensa e não poderia ser diferente diante das palavras do apóstolo do senhor Jesus quando revelou: "Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou na imaginação humana o que Deus preparou para todos os que o amam" (1 Coríntios 2.9). Tais palavras produzem convicção, alegria e paz nos crentes por meio do poder do Espírito (Romanos 12.12; 15.13). Paulo, atribui seu chamado apostólico à esperança dessa glória eterna (Tito 1.1-2). A esperança no retorno de Cristo é a base para os crentes se purificarem nesta vida (Tito 2.11-14, 1 João 3.3).

Não tenho conhecimento se o renomado Guilherme Arantes abraça essa esperança; desconheço até mesmo sua afiliação religiosa. No entanto, suas palavras ressoam harmoniosamente com a expectativa cristã delineada nas Sagradas Escrituras. Ele expressa da seguinte forma sua canção ‘Amanhã’: “Amanhã será um lindo dia, Da mais louca alegria, Que se possa imaginar; Amanhã, redobrada a força, pra cima que não cessa, há de vingar. Amanhã, mais nenhum mistério, acima do ilusório, o astro rei vai brilhar. Amanhã a luminosidade, alheia a qualquer vontade há de imperar. Amanhã está toda a esperança, por menor que pareça, o que existe é pra vicejar, amanhã, apesar de hoje, ser a estrada que surge pra se trilhar; Amanhã, mesmo que uns não queiram, será de outros que esperam, ver o dia raiar. Amanhã ódios aplacados, temores abrandados, será pleno. Será pleno!

Guilherme Arantes, mesmo que não saiba, não está, evidentemente, referindo-se a essa era e seus governos terrenos pois, apesar de avanços tecnológicos, eles estão em declínio. Logo, o cristão não se limita a viver apenas para o presente; embora esteja aqui, sua perspectiva está no futuro. Tanto a Bíblia quanto a experiência cotidiana revelam as "aflições deste tempo presente". Encontrar plenitude de felicidade em meio a desgraças alheias é perversidade. Diante do sofrimento comum, como pode alguém, de maneira sensata, sentir-se pleno? Por isso o cristão encara seus problemas com uma visão eterna – o astro rei que brilhará é Cristo!

“Chegou a hora de vocês despertarem do sono, porque agora a nossa salvação está mais próxima do que quando cremos. A noite está quase acabando; o dia logo vem. Portanto, deixemos de lado as obras das trevas e vistamo-nos a armadura da luz. Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja. Pelo contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne”. Romanos 13.11.14.

IGREJA BATISTA DO ESTORIL

61 anos atuando Soli Deo Gloria

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.