MATAS CILIARES

Bracell e Conservação Internacional Brasil atuam em projeto para a preservação de matas


| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Reunião discutiu conservação ambiental com gestão integrada
Reunião discutiu conservação ambiental com gestão integrada

A Bracell, líder mundial de celulose solúvel, promoveu uma reunião, no último dia 28 de novembro, em Bauru, envolvendo diversos agentes ligados à conservação ambiental. Na oportunidade, apresentou o "Projeto Gestão Integrada de Paisagens: geoinformação para tomada de decisão no território de atuação da Bracell". Diante do interesse da companhia em ampliar suas ações de conservação e restauração de paisagens, divulgadas no último mês, com o lançamento das metas do Bracell 2030, a empresa buscou aliados e uniu esforços com a Conservação Internacional Brasil (CI-Brasil).

A reunião foi liderada pela Bracell, em colaboração com a Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual Rio Batalha e o Jardim Botânico de Bauru.

Estavam presentes representantes do conselho da APA e também outros atores chave da região, como a Unesp, Viva Batalha e Dexco.

O projeto se destaca por compilar e disponibilizar um conjunto de indicadores que visa influenciar a gestão da paisagem, permitindo análises em níveis municipal, de bacias e microbacias hidrográficas e áreas de preservação ambiental, com foco em três eixos principais: conservação, restauração e, uso e ocupação do solo.

"Os resultados desse projeto vão além de uma ampla base de dados. É uma plataforma compartilhada que visa auxiliar diretamente a gestão do território. O seu principal propósito é criar direcionamentos claros para otimizar os recursos disponíveis, permitindo-nos aprimorar e melhorar significativamente as condições ambientais de nossas paisagens", destacou João Augusti, gerente de Sustentabilidade da Bracell.

Após a apresentação do projeto, a reunião prosseguiu com a exposição do plano de manejo da APA Estadual Rio Batalha e do Plano Municipal da Mata Atlântica e Cerrado de Bauru.

Na segunda parte do encontro, os participantes visitaram duas fazendas dentro do limite da APA do Rio Batalha, destacando casos de sucesso de restauração florestal. Nesse aspecto, o projeto apresentado pela Bracell e a Conservação Internacional pode desempenhar um papel crucial no apoio a iniciativas de restauração de áreas de preservação ambiental trazendo ganhos imediatos para a biodiversidade e recursos hídricos.

Comentários

Comentários