
A Associação Creche Berçário Rodrigues de Abreu cresceu. E, após cerca de quatro anos de obras, finalmente fará a inauguração de suas melhorias: será neste sábado (25), às 17h, na rua São Valentim, 3-70, Jardim Redentor. "É a realização de um grande sonho e um presente de Natal antecipado para a comunidade", resume a presidente da Rodrigues de Abreu, advogada Maria de Lurdes Rondina Mandaliti.
Na prática, a entrega de um novo berçário associada à reforma daquele que já existia faz com que o atendimento aumente das atuais 280 crianças para 300. Ao todo, a creche oferece educação infantil gratuita a meninas e meninos de 4 meses a 3 anos, além de pré-escola de 4 anos a 5 anos e 11 meses, beneficiando diretamente famílias da região onde está inserida.
"Tínhamos pouco dinheiro em caixa. Chegou a pandemia de Covid-19 e o nosso vice-presidente, Paulo Eduardo Martins Neto, falou para mim: 'Vamos começar as obras de que tanto necessitamos'", recorda Maria Mandaliti.
Ela, então, foi até a presidente do conselho deliberativo, Virgínia Zélia de Azevedo Rebeis Farha. "E tudo se alinhou porque essa obra era exatamente o sonho dela: fazer um berçário novo e reformar o antigo", complementa a presidente.
Começava ali uma maratona de iniciativas para custear tudo. Foram realizados shows de prêmios, sorteios de brindes e diversos pedidos ao empresariado local, que participou ativamente com doações.
"Conseguimos fazer quase 300 metros de construção nova. Quando acabamos isso iniciamos a reforma do berçário já existente, que tem mil metros. Trocamos forro, pintamos, trocamos janela... Imagine nossa alegria por ter conseguido esse avanço em dose dupla", comenta Maria Mandaliti.
Como forma de homenagem o novo berçário será batizado justamente com o nome de Virgínia Zélia de Azevedo Rebeis Farha - e o antigo, que foi revitalizado, receberá o de uma funcionária que trabalhou por quatro décadas no local (Lúcia dos Reis Pereira de Araújo).
Melhorias complementares também já estão sendo programadas para 2024 - quando a creche, que tem 36 funcionários e é conveniada à Prefeitura de Bauru, completará 80 anos, em 10 de abril.
"A verdade é que as crianças da creche são a nossa vida", completa a diretora Maria Helena Catini Campagnucci. "Não podemos parar porque novas necessidades sempre surgem. Vamos em frente com a nossa missão", finaliza Maria Mandaliti.