EM BAURU

Secretária estadual de Políticas para Mulheres reafirma o “Não se Cale”

Sonaira Fernandes: “O principal inimigo das mulheres é a impunidade, lugar de agressor de mulher é na cadeia”

24/11/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Joabe Guaranha/Prefeitura de Bauru

Suéllen e Sonaira, ontem, durante evento em prédio da prefeitura
Suéllen e Sonaira, ontem, durante evento em prédio da prefeitura

A Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria do Bem-Estar Social (Sebes), da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres e do Conselho de Política para Mulheres, recebeu nesta quinta-feira (23) a visita da secretária estadual de Políticas para Mulheres, Sonaira Fernandes, que participou das atividades da Semana Pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. O encontro foi realizado no auditório do Centro Administrativo da prefeitura, na Vila Falcão.

A secretária falou sobre as ações de sua pasta que visam ter um olhar mais atencioso e de forma mais justa às causas das mulheres, destacando que "o principal inimigo das mulheres é a impunidade, e que lugar de agressor de mulher é na cadeia". Em seguida, Sonaira passou a apresentar os principais pontos do Protocolo 'Não se Cale', com base no texto do Decreto 67.856/2023, e da regulamentação da Lei 17.621/2023, que determina que os estabelecimentos comerciais devem adotar medidas para auxiliar as mulheres que se sintam em situações de risco, e da Lei 17.635/2023, que exige a capacitação dos funcionários desses ambientes para que estejam preparados e treinados a identificar e combater o assédio sexual e a cultura de estupro praticado contra as mulheres.

A prefeita Suéllen Rosim (PSD) esteve presente ao evento e destacou a importância da visita da secretária, reforçando as ações que têm sido realizadas durante a semana pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres que está dando voz às mulheres, que não podem e nem devem se calar ante os desafios para uma Bauru de todas. "São muitas as violências que as mulheres sofrem e não podemos ficar de bocas fechadas. Não somos melhores e nem melhores que ninguém, por isso devemos caminhar juntas e ajudando umas às outras", enfatizou a prefeita.

Participaram do encontro os secretários do Bem-Estar Social, Ana Cristina Sales; do Meio Ambiente, Gislaine Magrini; de Cultura, Paulo Eduardo Campos; da Educação, Nilson Ghirardello; de Planejamento, Renato Purini; de Obras, Pérola Zanotto; de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda, Arnaldo Ribeiro, o chefe de Gabinete da prefeitura, Rafael Lima Fernandes, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lúcia Rosim, os vereadores Júnior Rodrigues (PSD), presidente da Câmara Municipal, e Beto Móveis (Cidadania), o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM-I), coronel Paulo César Valentim, além de representantes dos diversos Conselhos municipais, representantes dos sindicatos patronais e de classe do setor de hotéis, bares, restaurantes e similares, além de servidores municipais e população.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Tati
    24/11/2023
    É difícil não se calar, quando sabemos se falamos, denunciamos, a polícia prende e a Justiça solta e ficamos totalmente vulneráveis. As sequelas do nervoso e da violência contra a mulher, as vezes, acaba sendo pra vida toda... Tá muito difícil conviver num mundo onde a mulher ainda é invisível.